Seguindo a linha de tentar fazer o melhor que possa ser feito, estou tentando melhorar a qualidade de vida da minha família.
Hoje tenho uma condição financeira que não posso reclamar e estou tentando fazer minha família enxergar que a vida pode ser melhor do que já é.
1) Minha mãe está extremamente obesa e não se dá conta disso. Consegui finalmente convencê-la a ir numa nutricionista e conversamos sobre ter uma qualidade de vida melhor (ela tem 69 anos). Hoje não conseguimos fazer um passeio se quer pois ela não consegue se locomover direito...Fica praticamente trancada em casa (mesmo em época pré-covid) pois a locomoção é extremamente limitada.
2) Meu pai nunca economizou 1 centavo e hoje mora de favor em uma casa do atual patrão (que fica nos fundos do galpão onde trabalha). Meus pais são separados a 20 anos mais ou menos. Comprei alguns móveis para ele e o visito com frequência. Estou tentando aposentá-lo agora para que tenha uma renda adicional (hoje vive com um salário mínimo e poderá viver com 2x o valor) pois já possui tempo de serviço suficiente. Porém estou precisando tomar a frente para fazer acontecer, senão não vai...
3) Minha irmã mais nova (27 anos) parou de estudar e não dura nos empregos, sendo que academicamente teve muito mais oportunidade que eu. Por exemplo: fez inglês na adolescência (dindo pagava), coisa que eu fui conseguir fazer depois dos 25 anos. Estudou o ensino médio inteiro em uma escola TOP de freiras aqui da região. Ela é daquelas pessoas que se tiver um emprego de salário mínimo e tenha cerveja e churrasco no fds, está bom. Não tem nenhuma ambição de conhecer alguma outra cultura, visitar outro país, crescer profissionalmente ou acumular algum patrimônio. Enfim, cada pessoa tem seu estilo de vida. Tento demonstrar para ela que precisa iniciar as coisas e ir até o fim. Fora que deve estar uns 30kg acima do peso e não consegue fazer uma caminhada de 2km.
Enfim, os amo e estou tentando fazer o melhor que posso, sem que me afete financeiramente e emocionalmente. Porém tenho 99% de certeza que as ações não serão efetivas. Terei pra mim que fiz o melhor que pude enquanto tentei mas como lidar com a frustração de enxergar que a família poderia ter uma qualidade de vida melhor e não tem?
Desculpa o texto grande mas o ponto de vista de vocês é muito válido pra mim. Possivelmente estou deixando de enxergar algo que talvez vocês enxerguem...
Abraços e feliz 2021 para todos.