Cerca de 1 ano de Bastter... e quanta coisa mudou. Vou compartilhar a
jornada com vocês por estar muito feliz com o resultado até aqui. Talvez estimule mais pessoas, mas o principal é minha
autorreflexão e demonstrar
gratidão pelo site e pela comunidade. Aprendo muito aqui.
Sinto muito, mas vai ser textão! Se quiser encurtar, leia só os sublinhados.
Sou
sardinha desde 2014. Sardinha mesmo (opções, research, banquinhos, múltiplas corretoras, rentabilidade, prev privada etc). Por longos anos tudo andou meio de lado e faltava algo. Comecei a olhar a Bastter em 2019 de longe. Algumas coisas faziam sentido e pensei: Se tudo der errado, assino.
E tudo deu errado. E assinei em set/2020. Tudo fez muito sentido e vi que precisava
virar gente e evoluir.
O conteúdo de assinante é impressionante. Nem imaginava tanto. Tem tudo de tudo. Comecei a ler e participar dos fóruns.
Tomei voadoras (a principal foi a da prev. Privada que registro aqui:
Previdência Privada - O dinheiro não é seu!!!! - #PAS - Bastter.com ).
Faz parte do aprendizado.
Então vi que precisava estudar mais. Ler mais e falar menos. Cleiton, que ainda não se chamava Cleiton, me deu um excelente norte. Após roteiro do iniciante, alguns livros e FAQs,
decidi partir do zero.
0 – Foco total em
quitar dívidas e
montar a
RE. Fui relutante em vender tudo de cara, estava desconfiando, mas entendi o lixo que são as Units e foram as primeiras vendidas pra abater da dívida. Logo depois algumas enroladas em várias esferas sem lucro consistente e sabe deus pq estavam na minha carteira. Baita negócio. Logo depois, mais algumas vendas e enfim imóvel e dívidas quitadas e RE consolidada. Só deus e quem passou por isso sabe a sensação de liberdade e #pas que dá. Espero não vender nada por longos anos e nunca mais fazer dívida, mas só o tempo dirá.
1 – Desenvolvi meu
inglês. Era um eterno básico/intermediário que virou um avançado/fluente em menos tempo do que imaginava. Sensacional. Mas dá pra evoluir muito ainda.
2 – Coloquei
tudo no Bastter System e estabeleci os objetivos, passando a estudar de forma simples uma empresa por vez. Aqui,
pedi ajuda com a análise da distribuição, prometida pelo Bastter Blue, e o
Thiago foi
muuuito melhor que o esperado. Ajustei levando em consideração meus objetivos e os insights dele e não mudei mais. As análises passaram a ser simples e rápidas, economizando muuuuito tempo.
3 – Aqui
mais um divisor de águas: Reduzi a prev. Privada para o mínimo “compulsório”, cancelei as assinaturas de researchs que eu tinha, por não parecer fazer mais o menor sentido. Excluí 3 apps diferentes que controlavam, basicamente, cotação e rentabilidade. Encerrei as contas nos banquinhos e aposentei várias planilhas de controles distintos de vendas, análise de indicadores de empresas, rentabilidade e controles micros de gastos (sim,
ex detalino máster). Deve ter umas perdidas por aí ainda. Quanto tempo perdido, meu deus. Mudei a senha do CEI e vida que segue.
4 – Continuidade dos
estudos das empresas, mas com outro viés. Em 2020, 80% dos estudos e livros que li foram sobre ações e bolsa, os outros 20%, aleatórios. Em 2021, o plano é que esse % fique em cerca de 20% sobre empresas e renda variável, 30% aleatórios e 50% sobre
meu trabalho. O foco mudou, mas preciso incluir mais sobre saúde e esportes ainda. É um processo. Sem falar que para completar o bastter system da forma que vejo, vão uns 2 ou 3 anos. Se pensar que sardinhei por uns 6 ou 7, tô no lucro.
5 – Começo a ver diversas formas de
evoluir tanto
no meu trabalho, quanto em
criar. Fiz algumas propostas de projeto na empresa, retomei o projeto de escrever um livro que estava na gaveta e a criação de um site especializado na minha área. Ainda vão a passos lentos, mas voltou a andar e saiu da letargia. Cabe um exercício de priorização aqui, mas são mais pontos para evoluir.
6 – Bate
ansiedade e retomo os
exercícios, com exagero. Lesão no joelho. Foco nos superiores, lesão no ombro e fico em casa. Devo entrar com consultoria pq sempre me saboto nessa área, mas voltou a ser prioridade.
Alimentação vou precisar de ajuda também, adoro comer e beber porcaria. Tenho muito a evoluir aqui.
7 – Volto a pensar na
saúde e remarco alguns médicos que estava enrolando a tempos e me automedicando. Aos poucos, vou me sentindo melhor e mais confiante. Até fui ver minha lesão no ombro no médico, algo que em outros tempos eu esperaria curar sozinho ou piorar.
8 – Aproximação com a
família e caminhadas com minha
esposa, que melhorou muito nosso relacionamento e voltamos a falar sobre tudo, inclusive ter
filhos. Agora parece ser o que mais importa. Antes parecia estarmos em mundos distintos mesmo dentro da mesma casa, aos poucos vamos retomando os objetivos em conjunto.
9 – O sonho antigo de
viajarmos mais e conhecermos vários lugares, como Montreal, São Francisco, Paris, Praga, Amsterdam, Berlin, mas principalmente Londres, parece menor e vejo como uma consequência, só manter o caminho.
10 – Bate a sensação de
monotonia nas finanças e investimentos. Senti um vazio mesmo e me deparo com a frase no livro “Quase tudo que sei sobre Ações”:
Só se fica rico de forma tediosa. Quer emoção? Vá ao teatro! Esses recados na lata fazem toda a diferença. Como estamos sem teatro (pandemia), partiu videogame e postar selos em tópicos trancados.
Enfim, queria novamente agradecer a tudo o que é ensinado aqui. Sei que
há muito a evoluir ainda, mas em cerca de um ano de conteúdo, sinto que avancei muito mais que nos últimos 6 ou 7. Espero fazer parte da comunidade por algumas décadas.
Obrigado!