Não é uma discussão sobre que exercícios fazer mas se devemos fazer ou não.
E é sobre amadores, não estou discutindo profissionais ou mesmo amadores com enorme dedicação, amadores normais.
O fato é que a musculação dificulta muito o treino especialmente dos que fazem montanha. É muito difícil encaixar a musculação e acaba que seu desempenho no ciclismo piora com a musculação imediatamente. Vai treinar no dia seguinte da musculação e não tem pernas. Literalmente isso, as pernas somem, já era, coisa de doido.
Aí se diz, quando a competição se aproximar, você para a musculação um mês antes mas se todo todo treino você está mais fraco vai chegar lá mais fraco. Eu tenho tido muito problema com isso, de encaixar a musculação mas eu pedalo 4 a 5 vezes por semana, talvez quem pedalar só três vezes consiga encaixar melhor. Pedalando 5 vezes e com um dia de folga tem de fazer a musculação no mesmo dia que pedala ao menos duas das três vezes. Aliás diminuí para duas por semana porque realmente não estava dando.
A maioria dos profissionais montanhistas pelo que eu vi só fazem musculação no inverno no treino de base. Durante a temporada de competições eles param com a musculação.
Não estou dizendo que não é para fazer musculação mas coloquei em discussão para ver a experiência dos outros que pedalam e fazem musculação ao menos de forma relativamente séria e constante e ver as opiniões.
Vi este relato que achei interessante
Strength training for cyclists: Is it worth it? - Cycling WeeklyEste fala de musculação mas no offseason
Strength Training | Strength Training For Cyclists |… | USA Cycling"Another rationale for doing strength training in the offseason"
Não se se devemos fazer musculação o ano todo ou somente durante um período.
O que eu sei é que tá muito difícil fazer musculação pesada e constante e treinar forte em montanhas. A perna não vem para o treino.