Há muita discussão aqui de como sair, como não sair, se vai valer a pena, aquela enganação do seguro, etc.
Pois bem, é tudo enganação, só muda o nome mas isso não quer dizer que eventualmente alguém não possa receber alguma coisa. Ainda há algumas sendo pagas óbvio.
O problema é que a situação está cada vez pior e quando você joga dinheiro no lixo nestas coisas está colocando as chances contra você.
Este conceito muitos não entendem.
Se eu coloco 1000 reais em uma empresa boa estou colocando as chances a meu favor
Se eu coloco 1000 reais no preto 17 na roleta estou colocando as chances contra mim
Mas isso não impede que a empresa boa vá a falência e que na roleta saia o preto 17
Mas na empresa boa as chances eram a meu favor
e no preto 17 minhas chances eram 1 em 36
Quando você soma todos seus investimentos e atitudes colocar as chances a seu favor tende a dar resultados melhores pois você acumula expectativa positiva e quanto mais repetições e tempo mais a expectativa tende a se aproximar da realidade
Portanto
Pegou 1000 reais e colocou na roleta e não em uma empresa boa uma vez pode dar certo
Mas em 5000 tentativas através de vinte ou 30 anos quem insistiu na roleta provavelmente está quebrado e quem colocou em investimentos com valor provavelmente acumulou um bom patrimônio
E se você pegar 5 milhões de pessoas a grande maioria vai confirmar a expectativa e mais ainda quanto mais repetições e mais tempo.
VOCÊ SÓ PODE COLOCAR AS CHANCES A SEU FAVOR, NÃO HÁ NADA MAIS QUE VOCÊ POSSA FAZER, O RESTO VOCÊ NÃO CONTROLA.
E nada é aaaagarantido.
O grande problema de previdência e semelhantes e que você está colocando as chances contra você, está colocando dinheiro bom em investimento ruim e a tendência é terminar mal. Mas como o caso da roleta há uma chance de receber, sempre há. Maior que a roleta até mas pequena.
Portanto o grande problema não é quando, se e como você vai sair, até mesmo porque as vezes não é possível sair, eu por exemplo pago INSS, o mínimo permitido na lei mas pago porque sou obrigado por lei a pagar.
O grande problema é CONTAR com a previdência.
Ficar nestas enganações de ao menos é um seguro saúde ou seguro salário se acontecer alguma coisa antes de eu ter patrimônio. O patrão paga metade. E outras enganações. NÃO CONTE COM NADA PORQUE AS CHANCES SÃO CONTRA VOCÊ.
Não tem nada de errado jogar na roleta para se divertir com dinheiro que você pode perder sabendo que vai perder. Ai se der sorte e ganhar ótimo, foi legal, MAS NÃO SE ILUDA. E acima de tudo não conte com aquilo.
A despeito de que todo dinheiro que você coloca em previdência é um dano enorme ao seu patrimônio pois está perdendo aquele dinheiro e todos juros compostos que incidiriam sobre ele, o grande problema não está aí. O GRANDE PROBLEMA ESTÁ EM CONTAR COM ALGUMA COISA. Pois se você conta não se protege adequadamente e se o ferro vem não tem como se segurar. E o problema que eu falo do FP que conta com uma suposta segurança que não existe e por isso está em risco maior. O mesmo acontece se você conta com previdência da forma que for. Inconscientemente vai se preparar menos, se proteger menos, não vai se preocupar tanto em fazer reserva, um plano de saúde decente, não vai trabalhar tanto quanto poderia porque está contando com uma falsa segurança.
Nada é mais arriscado do que a ilusão de controle, a ilusão da segurança falsa.
A única forma de lidar com qualquer tipo de previdência é:
1 - Pague o mínimo que puder dentro da lei ou de suas condições
2 - NÃO CONTE COM NADA
Se vier qualquer coisa, ótimo, é lucro, igual ganhar na roleta. MAS NÃO CONTE COM NADA.
Muito cuidado com isso porque seu cérebro te engana. A partir do momento que você conta com alguma coisa, acha que está se protegendo adequadamente mas não está. Não contar com nada é a única proteção possível pois não contando com nada você vai ter de se virar. Coloque as chances a seu favor, coloque dinheiro bom em aposta boa e só coloque em aposta ruim o que for obrigado. E acima de tudo:
NÃO CONTE COM NADA EM TROCA. NADA.
Isso é muito duro de aceitar porque a ilusão que aquele dinheirinho que você joga no lixo todo mês vai resultar em o ONREVOG ou um banco cuidar de você quando ficar velho é muito, muito boa. Mas se resume a uma ilusão e qualquer realidade por mais dura que seja é melhor do que a fantasia. Quanto mais cedo você sair da ilusão, da fantasia, melhor para você. Coloque as chances a seu favor!
Bastter Blue > Manual > Aposentadoria e Previdência#PAS > FAQ > Previdência Privada, porque é furada...