37 A nossa participação na empresa aumenta com o aporte. Simples assim. comentada em 07/02/2021 15:30 #PAS Peter_Rich em 05/02/21 10:08 comentada em 07/02/2021 15:30 É básico mas a cotação não depende de nós e no mercado, tudo pode acontecer. Com todo o estudo do mundo, não há como saber qual ação escolher com certeza. "Essa é boa. Essa é ruim". Não passam de expectativas. Fui aportar esse mês e lembrei do óbvio: Se tenho 10 VULC3 (só para citar alguma) e ela sobe ou desce, danesse, continuarei com 10 VULC3. A única maneira de aumentar a minha participação é comprando mais. O valor da cotação a gente não controla mas eu controlo passar de 10 para 15 VULC3 e só posso fazer isso aportando. Resumindo: TEMPO, não controlo. Tenho que ter paciência e deixar quieto porém não sei se amanhã estaremos aqui ainda. Não sabemos quanto tempo temos. Não controlamos isso. Temos expectativas mas não controlamos o tempo. VALOR, por mais que eu estude nunca vou ter certeza. Colocamos as chances a nosso favor como pregado aqui pelo chefe (e eu concordo) mas aaaagarantia de estar acertando as de valor não temos e nunca teremos. É melhor estudar bastante e fazer o melhor possível mas nunca teremos certeza se com o tempo a empresa vai virar lixo ou vai virar tenbagger. Só nos sobra aumentarmos a nossa participação nas empresas através do APORTE e diminuir o risco através da DIVERSIFICAÇÃO, únicas 2 incógnitas sob a nossa inteira responsabilidade. Trabalhar mais e melhor ou economizar mais para aportar mais e não concentrar em poucas empresas. Todo o resto tem sua importância (mais ou menos) mas não passa de expectativas. Na minha opinião, entender isso, que é o básico, tira a arrowgansa e nos faz focar no que realmente importa e nos faz parar de perder tempo com o incontrolável. (Se o nosso tempo acabar, perdermos o emprego etc não conseguiremos nem aportar e nem diversificar. E tem o split. É óbvio). Este tópico está nas listas: Tudo sobre Previdência (Pública e Privada)