Resumo aos Apressados (Imagem): Foque na sua caminhada, não tente ficar nessa coisa de "preciso vencer". Sua vida, e o seu negócio, envolvem outras pessoas.
Na vida o foco é "você
versus você". Sua evolução individual.
Cooperar com e I
gnorar (as outras pessoas) são coisas igualmente importantes.
No seu negócio o foco é em satisfazer as necessidades do seu cliente. Se tem "concorrentes", ótimo. Agradeça pois isso indica que tem mercado. Coopere com os outros - quando possível - ou ignore (para focar no cliente).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Texto Completo:
A sua vida e o seu negócio, não importa qual seja, não são um
jogo de soma-zero. Em outras palavras, para vencer não é necessário que exista um perdedor. Não é uma competição ferrenha contra as outras pessoas, o tempo, o mundo, ou o mercado.
Aliás, não existe isso de "vencer". O foco é no acúmulo, o foco é no processo.
Competições e alguns
jogos de soma-zero têm sim um papel relativamente importante na sociedade. Se cultivada saudavelmente, uma competição em esportes, por exemplo, pode se tornar um adicional importante de motivação. Ademais, competições saudáveis em sociedades de bastante intimidade, como um ambiente de amigos bem próximos, podem demonstrar o que cada membro do grupo consegue fornecer de melhor aos demais.
No entanto, isso não pode tomar sua vida. Simplesmente porque ela não é uma Copa do Mundo, um
zero sum-game em que você avança fazendo os outros "perderem". Se for competir, faça apenas com você mesmo e com o intuito de buscar evolução no longo prazo.
Qualquer inclusão de "outros" tornará a sua competição totalmente sem sentido. Você simplesmente não tem como comparar a sua realidade à realidade de outro humano. Esta tentativa de colocar "outros" desvia a condição principal da evolução - de olhar para si - e joga para tentar ganhar/vencer/impressionar os demais.
Treine seu cérebro para fazer algo, algo que você faz para se desenvolver e desafiar apenas a si mesmo. Repita e evolua.