Este tópico é a parte dois do
Dá pra estudar por conta própria, sem faculdade, e trabalhar com tecnologia? - Tecnologia - Bastter.comTalvez a ideia do que eu quis passar no tópico passado tenha ficado meio confusa então decidi fazer uma parte dois.
Confusa porque eu meio que comecei falando sobre a possibilidade de trabalhar com TI sem faculdade e terminei falando sobre como evoluir como profissional na área sem faculdade, ou sem o conhecimento de base.
Então, o que falei lá acaba que é mais voltado a como evoluir no mercado de TI. É complicado evoluir sendo refém de tecnologias e sem ter uma boa base.
Mas pra quem quer entrar no mercado, quem vem de outras áreas profissionais ou está em busca da primeira oportunidade profissional na vida e na área de TI, o discurso muda um pouco.
Primeiro que eu nem recomendo começar de cara a fazer faculdade se você nunca sujou as mãos com nada. Falando da área de desenvolvimento, se nunca fez um hello world em linguagem alguma, se nunca desenvolveu um programinha que calcula IMC, se nunca criou um joguinho de pedra, papel e tesoura, não comece fazendo faculdade de cara.
Falo isso porque você nem sabe ainda se você vai gostar da área. Se for só no hype que anda tendo, de que até o Barack Obama discursou uma vez que o mundo precisa de mais programadores, que programação e áreas correlatas são o futuro, você tem muita chance de quebrar a cara começando a faculdade prematuramente.
Na faculdade você vai ver muito assunto sacal que a um primeiro momento não vai fazer sentido nenhum. Dependendo do curso vai ver matemática pesada. Na parte de desenvolvimento é capaz de programar em linguagens com curva de aprendizado mais pesada. E sem nunca ter experimentado a área antes há grandes chances de desistir aí mesmo.
Em vez disso, recomendo sujar as mãos antes. Comece a treinar lógica. Crie seus primeiros programas. Faça cursos livres. Veja os cursos que temos aqui na Bastter.com. Veja se você consegue trabalhar com isso sem achar um saco. Porque como o Gustavo falou em um tópico recente por aqui, nessa área, se não gostar, não aguenta um ano.
Então, digamos que você já estuda há alguns meses, um ano, que seja, e gosta daquilo, gosta de ver o programa dando pau e tentar resolver, gosta de ver alguém usando algo que você criou por mais simples que seja, talvez seja interessante começar a pensar em fazer faculdade ou a buscar o conhecimento de base em iniciativas como a OSSU, a qual falei no tópico anterior.
Portanto, caso eu estivesse começando hoje, o que eu faria seria (pensando na área de desenvolvimento, mais especificamente a área de web):
1. dar os primeiros passos na área treinando programinhas simples pra aprender a base de lógica;
2. ir experimentando algumas tecnologias e escolher uma "stack" ou pilha de tecnologias que o mercado usa e estudar bem aquela stack (por ex: Python, Django e Postgres, ou C#, .NET e SQL Server, ou Java, Spring Boot e Oracle Server, etc);
3. tentar criar uma plataforma estilo CRUD (create, read, update and delete) pra gerenciar qualquer coisa usando essa stack escolhida...pode ser uma plataforma para gerenciar um pequeno negócio, com cadastro de clientes, de produtos, algo assim... treinaria bem o conhecimento adquirido nas etapas anteriores e ainda treinaria outras coisas como controle de versão com git;
4. subir essa plataforma no ar e mostrar para as outras pessoas.
Depois desses passos você já tem algo mais robusto pra mostrar no seu currículo e dá pra começar a pensar em procurar por vagas no mercado de trabalho.
Meu começo foi meio bagunçado, eu acabei pulando muito entre tecnologias diferentes, estudei linguagens diversas e áreas diversas ao mesmo tempo mas só quando eu me aquietei, escolhi bem uma stack e fui com ela até o fim, até conseguir vender um freela para uma empresa com essa stack, foi quando as coisas começaram a deslanchar pra mim. Portanto, com base nesse meu percurso eu montei esses 4 passos que acho que seriam o mínimo para se conseguir começar a ter oportunidades de trabalho na área de TI, especificamente com desenvolvimento.