Acompanho o Bastter há vários meses. Absorvi vários conceitos "antissardinhagem", achei que estava arrasando comprando boas empresas e construindo o meu patrimônio. Há duas semanas, diante do início da queda da Bolsa, achei que era um bom momento para fazer aportes e usei 96% da minha reserva de emergência. Isto mesmo, senhoras e senhores, NOVENTA E F*CK*NG SEIS POR CENTO da minha RE... Tem explicação? Claro que tem!
PURA SARDINHAGEM!O sujeito acha que está "acertando o momento" de entrar, esquece o conceito de que não importa o momento e o preço, mas sim a regularidade e a constância dos aportes, esquece o nobre conceito de Peter Lynch - "muito mais dinheiro foi perdido por investidores preparando-se para correções ou tentando antecipar correções, do que aquele que foi perdido nas correções em si".
Obviamente, isso me deixou tremendamente inseguro. Desnecessário dizer que, na medida em que os dias iam passando, e mais notícias negativas sobre a perspectiva obscura do nosso país e desmandos do ONREVOG, com avanço da Covid (especialmente no meu estado - moro em SC), fui tendo crises de ansiedade extremas.
Isso me levou a reavaliar a minha conduta, e comecei também a rever minha carteira de ações (FIIs tudo certo, sem dramas quanto a isso). Acabei me dando conta (como se não fosse estupidamente óbvio) de que eu havia aportado em algumas empresas sem conhecer bem o negócio e o segmento delas, apesar de serem empresas relativamente boas (com bons fundamentos). Diante disso, uma agonia extrema tomou conta de mim, resolvi que iria me livrar daquelas empresas o quanto antes e recuperar (pelo menos em parte) a minha RE, que foi tão suadamente conquistada. Mas como fazer isso diante de um mercado mal humorado e com os ativos em queda vertiginosa? Eu teria que realizar um prejuízo salgado, e eu não queria isso.
Por fim, nos últimos dias, diante de um breve respiro da bolsa, com melhora no valor dos papéis dos quais eu queria me desfazer, vendi as empresas e realizei um prejuízo de R$ 1.200,00, tendo recuperado cerca de 27% da minha RE. Um preço muito barato diante de TAMANHA estupidez, convenhamos. Os demais aportes que fiz nas empresas consideradas adequadas para a minha carteira, eu mantive. Ademais, felizmente consegui poupar 37% da minha renda líquida da competência de fevereiro, e isso elevou minha RE para 55% do que eu tinha antes.
O resultado final foi um grande alívio, com readequação da minha carteira, a recuperação de 55% da minha RE e um inesquecível aprendizado:
NÃO SE ESQUEÇA DE QUE VOCÊ É BURRO! SIGA O MÉTODO BUY AND HOLD À RISCA, FAÇA APORTES REGULARES, CONFORME AS SUAS CONDIÇÕES, EM EMPRESAS CUJA ATIVIDADE E SEGMENTO E FUNDAMENTOS VOCÊ CONHEÇA BEM, NÃO USE SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA COMO RESERVA DE "OPORTUNIDADE" (EU JÁ LI AQUI QUE ESSE COISA DE "OPORTUNIDADE" É UMA ESTUPIDEZ - FUJA DISSO, TEM ATÉ MEME SOBRE ISSO AQUI),
NÃO SEJA UM SARDINHA BURRO COMO EU FUI.
Que esse post fique salvo e seja relembrado todas as vezes que o mindset da sardinha quiser voltar para a minha cabeça.
Obrigado a todos pela atenção.
E QUE VENHAM AS VOADORAS, MUITAS DELAS, POR FAVOR!
#PAS