Boa noite @gustavo e @bastter;
Sou assinante do site desde 2018, gosto muito do conteúdo rico e diversificado deste site.
Acompanho periodicamente as mudanças e acredito que a alteração de restringir as postagens por não assinantes foi bastante positiva.
Desconheço qual é o modo de cadastramento de novos usuários, deste modo, peço desculpas caso algumas das implementações sugeridas abaixo já existam.
Entendo que, com o crescimento do site e entrada de novos usuários, seria proveitoso aplicar e divulgar as regras de convivência e o comportamento desejado dos usuários foristas para haver maior compreensão da política, cultura e missão do site.
Tendo em vista o assunto discutido no tópico "Mensagem Para Os Afetados: Na Boa, Só Vaza!!!" do @huoya, acerca de eventuais postagens inadequadas, gostaria de deixar algumas sugestões para análise que poderão contribuir para a qualidade do fórum e minimizar esse tipo de postagem, que entendo ser bastante recorrente.
Cadastramento:1 - Usuários novos, no momento de cadastro, deverão concordar não somente com os Termos de Uso, mas também com as Regras do site, separadamente, para torná-las claras.
Primeira Postagem2 - Usuários novos somente poderão realizar sua primeira postagem após a conclusão, com sucesso, de determinadas etapas, como por exemplo:
a - "Itens do Perfil": o usuário, em seu primeiro acesso, será apresentado a um tour guiado e comentado sobre as funcionalidades das principais áreas da guia "Perfil do Usuário" [assim, demonstra-se de modo geral as funcionalidades do site e as possibilidades de customização];
b - Após a etapa acima, o usuário será conduzido ao preenchimento (opcional) da aba "Áreas que sigo" do "Perfil do Usuário", alertando-se que poderão ser alteradas mais tarde, caso necessário [deste modo, o usuário sabe que pode filtrar os conteúdos que vê];
c - "Roteiro do Iniciante": o usuário deverá, obrigatoriamente, obter 100% de acerto nos quizzes atualmente presentes em cada tópico, podendo haver múltiplas tentativas [neste caso, nivela-se o conhecimento básico dos usuários e se evita ter que dizer sempre "Vai estudar o Roteiro do Iniciante, seu burro!"] ;
d - Tempo de cadastro: a primeira postagem do usuário só será permitida após completarem-se 40 dias de cadastro [para que, nesse período, o usuário navegue e explore o conteúdo do site].
e - A primeira postagem deverá ser em uma página colaborativa onde sequencialmente, um usuário faz uma pergunta e o iniciante deverá respondê-la [para incentivar a colaboração positiva];
Postagens dos usuários (novos e já existentes)3 - Ao clicar em "Novo Tópico", o usuário será direcionado a um pop-up contendo um aviso sobre a necessidade de se pesquisar os tópicos já existentes [evita duplicação de conteúdo];
4 - Na criação de novos tópicos, quando clicar em "Enviar", o usuário será direcionado ao pop-up que hoje aparece em vermelho em "Leia antes de postar!" e a postagem será permitida após clicar-se em "Ok, entendi" [esse seria um item muito importante, para relembrar o que pode e o que não pode ser postado];
5 - Ao clicar em "Responder", o usuário será direcionado a um pop-up contendo as regras do site e a postagem só será permitida após clicar-se em "Ok, entendi", como acima [pois as Regras são mais extensas e abrangentes do que o texto contido em "Leia antes de postar!"];
Regras do Site6 - As regras do site poderiam ser reagrupadas em tópicos para facilitar o entendimento e até mesmo gerar a elaboração de novas regras. Sugestão:
(obs: regras originais, não alteradas, só as rearranjei. Os números entre parênteses são os números originais das Regras).
[---início---]
Visando melhorar cada vez mais a qualidade do site e valorizar aqueles que procuram um centro de troca de informações correlatas ao mercado financeiro, saúde e esportes, trabalho e outras áreas, o site Bastter.com estabeleceu regras para a boa convivência entre todos os usuários, visando o respeito mútuo entre todos. Por favor, leia atenciosamente.
Tratamento respeitoso aos demais
(1) Respeito ao próximo quando participar. O Fórum é de discussão e qualquer discussão será aceita, desde que o usuário não tente apenas denegrir. xingar. Ou desrespeitar os outros.
(5) Não será aceito desrespeito e discriminação. Este fórum foi criado para auxiliar os novatos e é importante que eles sejam bem recebidos aqui. Se não deseja responder perguntas que considere ridículas, não responda, mas não trate mal os novatos pois isso não será permitido. Brincadeiras são aceitas até limites determinados pelos moderadores. Não é permitido também mensagens machistas ou sexistas, bem como racismo ou qualquer tipo de preconceito. Para manter seu acesso ao site respeite o próximo.
Exclusão de mensagens
(2) Os administradores do fórum poderão retirar mensagens que estejam em desacordo com as regras do site ou as leis vigentes no país. Apesar disso, algumas mensagens que burlem estas regras podem não ser retiradas em uma eventualidade de não haver um administrador presente no momento. O site Bastter.com não é responsável por estas mensagens, sendo a responsabilidade exclusiva dos seus autores.
(4) Os administradores do fórum podem bloquear o acesso do usuário que reincidir diversas vezes em burlar ou desrespeitar estas regras. A assinatura dá direito ao acesso total a todas as áreas do site que são permitidas a usuários (não administrativas). A permissão de postar (escrever) em locais do site que não o suporte e pedidos de análise será avaliado caso a caso. Esta permissão não faz parte da assinatura que compreende apenas o acesso total.
(8) Os administradores poderão retirar mensagens que julguem ser prejudiciais ao site segundo seus critérios, sem necessidade de autorização prévia ou explicações. Não retiramos mensagens do fórum a pedido do autor a não ser que os administradores considerem a justo a retirada. Da mesma forma não efetuamos o de cadastramento de usuários mesmo a pedido.
(9) As mensagens postadas no fórum poderão ser utilizadas pelo site Bastter.com, sem prévio aviso ao usuário que postou, para fins de divulgação, por e-mail ou outro meio, aos usuários cadastrados do site, assim como publicá-las separadamente em alguma seção específica do site para visualização de todos os usuários. (sugestão: retirar este item e incluir nos "Termos de Uso”)
Tópicos não permitidos(3) Não é permitida a postagem de operações próprias. As mensagens com esse conteúdo poderão ser excluídas, bem como qualquer mensagem que faça alusão à previsão do futuro ou que propague inverdades e mitos acerca da Bolsa de Valores, de saúde ou referente as outras áreas do site. Além disso não permitimos denúncias e acusações quanto a idoneidade da Bolsa de Valores e das empresas que fazem parte dela bem como queixas quanto a manipulação. Há canais corretos para isso que devem ser procurados.
Não são permitidas nas outras áreas do site, notadamente a de saúde, mensagens que propaguem mitos ou práticas não referendadas pela ciência. Não é permitido indicar tratamentos, medicamentos, profissionais etc. (sugestão para o trecho em itálico: criar um novo subitem a parte)
(7) NÃO É PERMITIDA A PROPAGANDA NO FÓRUM, BEM COMO SE UTILIZAR DO MESMO UNICAMENTE PARA A VENDA DE PRODUTOS OU SERVIÇOS SEM INTERESSE DO PÚBLICO PARTICIPANTE E/OU SEM AUTORIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DO SITE. SERÃO RETIRADAS MENSAGENS QUE CONSIDERARMOS COMO PROPAGANDA OU QUE VISEM VANTAGENS FINANCEIRAS DE NOSSOS FORENSES. NÃO É PERMITIDO FAZER INDICAÇÕES NO SITE DE PRODUTOS, SERVIÇOS, PROFISSIONAIS ETC. NÃO É PERMITIDO CITAR EMPRESAS CONCORRENTES DAS QUE APOIAM E PATROCINAM O SITE BASTTER.COM. NÃO É PERMITIDO TAMBÉM PUBLICAR SPAM, CORRENTES, RELATOS, PESQUISAS DE OPINIÃO, CAMPANHAS, ETC. RECEBIDOS OU NÃO POR E-MAIL E OUTRAS FERRAMENTAS BEM COMO MENSAGENS DE OUTROS FÓRUNS OU COPIAR REPORTAGENS. NÃO É PERMITIDO POSTAR IMAGENS FORTES, NUDEZ OU PRÓXIMO DISSO, OU DE QUALQUER COISA QUE OS ADMINISTRADORES JULGUEM PREJUDICIAL AO SITE É PROIBIDO/VETADO QUALQUER FORMA DE CONTESTAÇÃO/RECLAMAÇÃO/QUESTIONAMENTO/SOBRE OS ANÚNCIOS E ANUNCIANTES DESTE FÓRUM.
(10) Não é permitido discussões sobre assuntos polêmicos como política, futebol, ideologia, religião etc. que se tornem muito prolongadas ou se tornem brigas. As mensagens que fizerem parte destas discussões serão deletadas e os forenses que insistirem diversas vezes em manter discussões sobre estes assuntos poderão ter seus acessos bloqueados. Não é permitido também usar o fórum para campanhas de qualquer tipo, postar spams, correntes etc.
(11) É expressamente proibido neste site postar qualquer mensagem de cunho político ou colocar links para sites, notícias, artigos, análises ou qualquer coisa que envolva política ou denúncias. Também são proibidas discussões ideológicas. As mensagens serão deletadas e os reincidentes terão seu acesso bloqueado.
Não são permitidos nicks (apelidos) que façam referência a política, palavrões, insultos etc. Usuários que escolherem nicks que entrem em uma destas categorias ou que a administração considerar prejudicial ao site, serão solicitados a trocar de nick ou terão seu acesso bloqueado. Assinantes podem trocar o login. (sugestão para o trecho em itálico: mover para “Termos de Uso”)
(12) Não é permitido fazer críticas ou reclamações de corretoras no site. Procurem suas corretoras e falem diretamente com elas. Permitimos apenas discussões e opiniões sobre corretoras. Não permitimos indicações.
(13) Não é permitido utilizar o Site Bastter.com de qualquer maneira para denúncias, acusações, fofocas etc.; e notadamente citar nomes nestas acusações. Procure os órgãos competentes para isso. Não é permitido também utilizar-se do site Bastter.com e do Fórum para reclamações, queixas, etc. Não é permitido postar sobre golpes, esquemas de pirâmide, estelionatários, armações, analista e corretoras oferecendo produtos com retorno aagarantido etc. mesmo que seja para fazer críticas a esses esquemas A repetição de qualquer um dos acima poderá levar ao bloqueio do cadastro.
(6) Nicknames clonados ou muito semelhantes a outros já cadastrados poderão ser cancelados para proteção do usuário criador do primeiro nickname, tendo o usuário clonador de escolher outro. (sugestão: mover para “Tópicos proibidos”)Quaisquer dúvidas, entre em contato com a administração do fórum pelo Fale Conosco ou pelo Suporte. Não utilize o fórum para questionamentos acerca dele ou para discussões sobre retirada de mensagens e bloqueio de participantes pois existe canal apropriado para isso: o e-mail da administração ou o Suporte.
Não é permitido utilizar os murais para reclamações sobre o teor das respostas, voadoras, comportamento dos outros usuários ou qualquer coisa desse tipo. Não iremos permitir que o fórum se transforme em um local de discussão sobre o próprio fórum. Se não deseja respostas que não lhe agrade, não poste. (sugestão para o trecho em itálico: mover para “Termos de Uso”)
As regras do Fórum poderão ser alteradas, a qualquer momento, a critério dos administradores, ou devido a imposições legais.
Os dados informados pelos usuários no site Bastter.com estão protegidos e não são compartilhados com terceiros.
[---fim---]
Botão de Reportar à Moderação7 - Inclusão de um botão de "Reportar" nos tópicos e mensagens, que ao ser clicado, direcionará a um pop-up com a pergunta:
"Por que você está reportando este conteúdo?" e as opções (tipo checkbox) para escolha (exemplos: infringe as regras do site/ conteúdo desrespeitoso/ divulgação de dados pessoais/ propaganda/ inserção em área incorreta/ indicação de tratamento, medicamento, profissional [área de Saúde]/ incitação de brigas/ BUCHETTI explícito). Os conteúdos reportados poderiam aparecer em uma aba para os administradores. Acredito que isso poderia facilitar a filtragem da moderação com a contribuição da comunidade.
Finalizando, espero ter contribuído de alguma forma com essas sugestões, acredito que o site tem muito potencial para evolução.
Abraços!