Estamos acostumados com a metáfora, que é um tipo de analogia. Vemos a metáfora abundantemente na literatura, por exemplo, mas não há só esse tipo de analogia; na verdade, esse seria o primeiro degrau da relação entre as coisas. Há dois tipos gerais de analogia: uma de
proporcionalidade e outra de
atribuição. Vou tentar mostrar abaixo os tipos de analogia, do mais simples ao mais complexo, ao nosso intelecto:
PROPORCIONALIDADE
1 - Analogia de Proporcionalidade Imprópria: seria a metafórica, como por exemplo: "Julio César é rei dos romanos assim como o leão é reis dos animais". E por que proporção imprópria? Porque "rei" se refere propriamente apenas a Julio Cesar, mas impropriamente a "leão". Veja que só tem sentido literal a frase, mas ela estaria "errada" em termos de significado real. Por isso que disse acima que é uma analogia usada na literatura (e que dá a beleza poética).
2 - Analogia de Proporcionalidade Própria - aqui o predicado se refere aos dois sujeitos propriamente, mas com diferença de certo
grau, ou seja, um mais "perfeito" que o outro, como por exemplo: "a visão está para o corpo, assim como o intelecto está para a alma". Tanto a visão se predica do corpo, como o intelecto se predica da alma, ambos são tipos de conhecimento, mas o intelecto é superior a visão.
ATRIBUIÇÃO
3 - Analogia de Atribuição Extrínseca - quando o predicado se atribui apenas a um sujeito (o primeiro analogado), e por uma espécie de
relação com esse sujeito, os outros termos, que chamamos de secundários, também recebem a atribuição. Por exemplo: "O animal é saudável"; "a urina (do animal) é saudável"; "o pêlo (do animal) é saudável", etc. Perceba que "saudável" se atribui apenas ao animal (primeiro analogado), mas por atribuição extrínseca, se atribui também à urina, ao pêlo, etc (analogados secundários).
4 - Analogia de Atribuição Intrínseca - aqui o predicado se diz realmente de todos os sujeito que se atribui, mas de uma forma
desigual por natureza. Por exemplo, o conceito de ente: "O homem é um ente", "uma planta é um ente". Veja que "ente" pode se atribuir tanto ao homem como a planta, mas de uma maneira desigual por natureza, pois naturalmente o homem difere da planta com relação a natureza.
Ps. esse assunto é difícil, provavelmente pode conter erros conceituais, mas estou estudando sobre ele, e a melhor maneira de aprender é tentar explicar; usei vocês como cobaia