De 78kg para 67kg - Aviso de post longo
Bem... Pensei varias vezes se deveria ou não escrever esse post, e resolvi escrever pelo simples fato que pode ajudar alguém ou no mínimo do mínimo incentivar também.
Eu sempre fui (na minha adolescência) uma pessoa que praticava bastante exercício, dentre eles vários anos de karate e kung-fu. Porem quando entrei na universidade acabei deixando de lado e me desleixei com a alimentação. Fazia faculdade e trabalhava durante a madrugada e boa parte do dia dormia, muitas vezes passava até as refeiçoes do dia sem comer e só ia comer novamente durante a noite quando eu acordava, já teve vezes inclusive de chegar em casa de manha cedo ir dormir e quando acordar já tinha perdido a faculdade e estava na hora de trabalhar novamente, ou seja uma vida nada saudável e um pouco conturbada.
Após terminar a faculdade, me vi na necessidade de fazer outro curso de outra área, por causa do meu emprego, então em pouco espaço de tempo entre o primeiro curso, acabei emendando outro, e quando me vi 32 anos na cara e o tempo tinha passado. Em 2019 notei o quanto não estava feliz com meu corpo (meio clichê né?) e com minha saúde, estava gordo, não tinha estimulo para fazer mais as coisas do dia a dia, meu humor não era dos melhores e dentre outras coisas também e resolvi dar um basta nisso, afinal eu era uma pessoa que fazia bastante exercício no passado não é mesmo? E procurando como fazer para emagrecer (ooooh burrão (eu) que tal ir fazer exercício?), caí em um tópico do Reddit onde alguém que era muito, mas muito mas pesado que eu e emagreceu, escreveu uma coisa simples, assim como muitas coisa que são simples são geniais e que eu nunca tinha parado para pensar, deu o famoso estalo, ou a chave só abre por dentro, como também um post aqui na bastter que dizia: tem financiamento? Quite. Obrigado por isso @Bastter. Bem a frase era:
"Move more and eat less"
Simples não? E essa foi uma das poucas coisa que esse cara comentou além do peso dele antes e o atual. Me fez pensar...
Baixei um aplicativo de controle de peso estava com 78kg e segundo meu IMC estava com sobre peso e coloquei uma meta para 65kg que era mais ou menos a metade da parte boa do IMC. Resolvi me matricular em uma academia e até estava indo direitinho, me pesando, acompanhando, porem não via resultado....Ué mas como assim? antigamente eu fazia exercicio e funcionava ne? O que esta acontecendo? O que deu de errado? São só 10kg, isso não é nada, ao menos não era....Lembra lá em cima quando contei que minha alimentação não era das melhores? Pois é ainda continuava no mesmo habito. Mesmo estranhando o motivo de a academia não surtir efeito sem mudar a alimentação, pois na minha cabeça no passado eu comia de tudo, era magro e tinha uma saúde ótima, mesmo a contragosto, me forcei a fazer uma re-educação alimentar e prestar mais atenção no que eu comia e uns meses depois "plim" resultado. Estava empolgado estava vendo diferença chegou final de 2019 inicio de 2020 o que aconteceu? Você já sabe... Mas infelizmente aconteceu no mundo todo.
Resultado não fui mas para academia, fique travado na meu peso não descia mais, porem também não subia... para mim já era uma coisa muito boa, 2020 não fiz nada mas mantive sempre que podia um controle sobre a alimentação (e área de Receitas aqui da Bastter me ajudou imensamente vocês não tem noção) e isso me surpreendeu pois aos poucos meu peso baixou e um belo dia quando me pesei e tinha parado de ligar para isso (mas mantive a alimentação) me surpreendi com 67 kg e cheguei um pouco mais perto da minha meta, fiquei muito feliz pois por meses a fio eu estava travado em 70kg.
Hoje ainda não voltei para a academia, e nem pretendo por receio de pegar novamente o covid ou transmitir para minha família, porem tentei iniciar a correr na segunda, descansei na terça e hoje corri novamente, estou planejando iniciar aos poucos para não ter desculpa de acabar deixando pra lá.
Esses foram os meus registros desde que comecei:
Nessa primeira tela no inicio meu IMC estava em 35~38 laaaa no vermelho.

Tela do gráfico do registro desde o inicio

Tela do Ultimo ano:

Como falei no inicio do texto, pensei muito antes de escrever isso, pensei: "Nan eu não vou ser mais uma daquelas pessoas que fica falando de antes ou depois e tal e olhe como eu emagreci e posta apenas para se vangloriar..." porem aqui estou eu e escrevi com o objetivo não de me exaltar, por isso pensei muito antes de escrever, tinha medo que esse texto seguisse esse rumo ou parecesse isso mesmo sem querer, porem como disse esse não é o objetivo e sim de estimular você que esta aí do outro lado da tela, no vou ou não vou, ou não sei se consigo ou qualquer outro pensando nesse estilo, a iniciar, e/ou no mínimo começar. Não é fácil, mais é gratificante, é possível e principalmente um ganho enorme em Saúde.
Se te falta estimulo, faça um controle como o que eu fiz, isso me estimulou, e veja que desde que comecei a queda é acentuada, porem leva tempo e tem que ter persistência. Se com tudo que eu escrevi eu já conseguir motivar e/ou mudar 1 pessoa que seja o texto já valeu a pena ser escrito.
Bem se você chegou até aqui, obrigado por ter lido e espero que te ajude e/ou seja útil de alguma forma