35 Super diversificação X DCA comentada em 29/03/2021 20:36 Ações LFreedom em 27/03/21 10:51 comentada em 29/03/2021 20:36 Pessoal Bom dia ! Lendo o tópico ontem do @Pilgrin “Como pode não ter rendido nada em 10 anos “ sobre aporte único X aportes pequenos ao longo do tempo , e comparando com o faq especialmente um texto do @oxe no trecho “E segundo, eu tenho centenas de ativos somando Brasil e exterior. Mesmo que eu não acrescente mais nada na carteira e mesmo que eu compre dois ativos por mês, vai demorar uns 5 anos, no mínimo, pra eu "completar". Só depois é que eu posso comprar uma empresa de novo. Então, na prática, todos os meus ativos tão de quarentena. Já que quarentena quer dizer exatamente isso, não comprar. ” fiquei confuso quanto ao seguinte :no estudo do @Pilgrin fica demonstrado que aportes constantes diluídos ao longo do tempo no mesmo ativo resultaram em maior patrimônio se comparado a um aporte grande e único em determinado ativo no estudo do @oxe fica demonstrado que a super diversificação em mais de 100 ativos dilui drasticamente o risco . Mas também reduz o número de aportes no mesmo ativo . fica a dúvida .. como fazer a diversificação adequada e manter pequenos aportes constantes ao longo do tempo ? Seria aumentar o número de ativos por aporte e consequentemente ir de encontro ao manual :“O Bastter System apenas indica no que deve se aportar na aba Onde Aportar. Pegue quanto tem para aportar no mês e compre o primeiro item, ou os dois primeiros e pronto. Se forem dois, podem ser os dois da mesma classe de ativos ou o primeiro das duas primeiras classes de ativos.”