Fala pessoal, em primeiro lugar quero dizer que tentei usar a busca mas não encontrei nada, então caso eu tenha comido mosca, peço desculpas.
Eu trabalho para três empresas diferentes desempenhando a mesma função nas três, sendo que cada uma assina minha carteira de trabalho com 1/3 do valor do meu salário.
Então a empresa A me paga um valor X e recolhe meu IR na fonte. A empresa B a mesma coisa e a C também, ou seja, todas descontam o devido IR.
Acontece que a alíquota que cada uma recolhe é referente a um terço do valor total do meu salário, então na hora da minha declaração, como necessariamente eu preciso declarar as 3 fontes de renda, essa alíquota aumenta violentamente, pois o bruto é multiplicado por 3.
Resultado: quase 15k de IR eu tenho que pagar quando vou declarar. Claro que eu já sei disso e deixo esse dinheiro guardado ao longo do ano.
A dúvida é: as empresas acabam tendo menos despesas pois não precisam arcar com boa parte do IR do meu salário total, e essa despesa acaba ficando para mim. Existe uma forma legal de contornar isso? Não quero rolo nem nada parecido, quero apenas saber se tenho que aceitar que é assim mesmo e bola pra frente, ou daria para amenizar essa situação de uma forma legal.
Obrigado.