Data original: 05/04/2021
Prezados colegas foristas, boa noite!
Bom, crio este tópico para pedir opiniões para avatares digitais selecionados desta incrível comunidade.
Alguns aqui sabe que sou médico, clínico emergencista, trabalho muito e quase sempre com pacientes graves. Nesta pandemia minha área tem sido muito fustigada há mais de 1 ano, tenho visto colegas adoecendo e muitas vezes nem por covid (e sim por motivos de saúde mental).
Recentemente minha equipe de emergência ficou muito abalada com o falecimento de um técnico de enfermagem (que era uma pessoa maravilhosamente boa, dedicou a vida à cuidar do próximo) por covid19, sendo que ele contraiu a doença há mês não tendo vacinado pois acreditava em fake news de grupos de zap, que diziam que ele viraria cobaia chinesa.
Emergência sempre foi/é um ambiente extremamente estressante. Porém, é um mar que eu conheço como a palma da minha mão, navego ferozmente e com muito prazer. É a única área da atuação clínica em que eu realmente sinto que sigo o meu destino. Sou realizador (meu perfil de gestão), decido as coisas rapidamente e com muita segurança, tenho uma liderança nata que faz muita diferença na condução de cenários críticos/graves. É nesses momentos que eu sinto que atuo naquilo que me foi dado como dom.
Num país como o nosso, a área de medicina de emergência lida diuturnamente com diversas dificuldades. Portanto, a principal característica do emergencista é perceber rapidamente quem são os pacientes graves, intervir energicamente e resolver o problema. Da mesma forma, também devemos reconhecer rapidamente o paciente não grave e tomar conduta para evitar superlotação (e reclamações/etc).