Alguns usuários estão cadastrando os dividendos nas stocks/reit. Não tem problema, apesar do sistema atualizar de forma automática*. O problema é que as vezes estão sendo abastecidas informações equivocadas.
Um problema que vem acontecendo é o pessoal colocando a data que recebe na corretora quando devia colocar a data que a empresa informa. É nessa data informada pela empresa que a maioria das corretoras pagam. Se sua corretora paga em data diferente, vc deve mudar a data de pagamento NO SEU BS e não no mural.
Se vc muda no mural, vai ficar errado para outras pessoas. Inclusive eu tenho ajustado e tem gente que vai e coloca errado de novo. Se continuar com esse tipo de coisa, vamos ser obrigados a tirar a possibilidade de usuários incluirem/editarem os dividendos nas Stocks/REITs
Porem o erro mais comum que venho observando é inclusão com o dividendo com a data ex igual a data record.
Acredito que esse erro seja influenciado pelo texto dos comunicados, como abaixo, que dá a entender que os investidores que terão direito são aqueles que tinha ações no final do dia record. O que é verdade.
"NIKE, Inc. (NYSE: NKE) announced today that its Board of Directors has declared a quarterly cash dividend of $0.245 per share on the company’s outstanding Class A and Class B Common Stock payable on October 1, 2020 to shareholders of record at the close of business August 31, 2020."
Acontece que no final do dia record é quando a empresa verifica o livro de registro quem tem direito a aquele dividendo. Porém só estarão no livro de registro aqueles que tinham ações antes da data ex, dia útil anterior a data record, já que o sistema de liquidação norte americana é D+2.
Ex:
Eu compro uma ação na segunda e estarei no livro de registro na quarta.
- Se a data record de um dividendo é na quarta feira e a data ex é na terça feira, eu tenho direito ao dividendo.
- Se a data record de um dividendo é na terça feira e a data ex é na segunda feira, eu não tenho direito ao dividendo.
Portanto para aqueles que estão incluindo dividendos manualmente nos murais das empresas, lembrar que a empresa informa a data record e que a data ex é o dia útil anterior a data record. Se ficar em dúvida só me marcar que eu mesmo incluo.
Outra coisa a se observar é em relação a empresas não americanas, seja ADR ou não. Como o dividendo é pago em dólar e há um espaço de tempo entre o anuncio e pagamento, pode haver ter diferença do valor divulgado e o valor pago. Portanto só cadastrar quando o valor for depositado na conta e você identificar exatamente o valor depositado. E caso isso aconteça no mural com a atualização automática, só avisar no mural que ajustamos.
*A atualização automática não é no mesmo momento que a empresa divulga mas sim quando aparece na fonte, normalmente na data ex. Portanto não adianta avisar que a empresa divulgou e não está no mural e no BS. Se ainda sim demorar muito para aparecer no mural, só avisar no quadro que ajustamos e revisamos o sistema para ver se esta funcionando perfeitamente.