Hoje faço 10 anos de cadastro na bastter.com, embora participe desde alguns anos antes pelas antigas parcerias com corretoras.
Nesses 10 anos aprendi:
1) A cuidar da minha saúde. Sempre pratiquei esportes, já fui lutador de muay thai e hoje pratico crossfit. Estou no meio dos 30 anos e tenho baixo BF e um bom percentual de massa magra. Mas o melhor é que nunca tive nenhum problema de saúde, dor no corpo de sedentarismo ou qualquer alteração em exame de sangue
2) Cuidar do meu trabalho. Esse mês fez 7 anos que trabalho na mesma empresa e gostando do que faço. Hoje em dia é moda ficar mudando de emprego toda hora, mas eu me vejo nessa empresa por mais alguns bons anos.
3) Cuidar da família. Não vou detalhar esse assunto, mas apenas dizer que meu irmão e meus pais seguem a Cleiton, por aí já dar pra ter uma ideia da pas que temos em nossa família.
4) Cuidar dos investimentos, acredito que esse é o tópico que mais anima o pessoal e vou passar um pouco da minha visão nessa jornada nos itens abaixo:
a. Acreditem no processo. Invistam consistentemente todo mês, no começo parece que não vai sair do lugar, mas com o tempo a bola de neve começa a crescer.
b. Não olhem cotação. Olhei muito no começo, o único retorno que tive foi ansiedade e vender algumas ações em baixa
c. Eu não vi vantagem em fazer análise detalhada (minha visão), pois só me levou a girar patrimônio.
d. Não vejam noticias, isso só vai sardinhar a cabeça.
Para ilustrar os efeitos dos itens b,c,d em conjunto, eu sai de ETER a uns R$1 e VALE a uns R$20 pq eu tinha certeza que elas iriam falir, na época era só notícia ruim, fundamentos despencando, e principalmente, a cotação afundando. Nenhuma faliu e hoje estão aí.
e. Sai também de outras empresas que julguei ruim e hoje continuam de lado. A conclusão é que elas não fariam nada no meu patrimônio
f. O ganho com as boas empresas compensam qualquer perda com empresa ruim, afirmo não só pelos estudos que já postaram aqui, mas também por essa experiência pessoal.
g. SEMPRE vai ter crise no Brasil, apenas aceitem isso e se preparem da melhor maneira para o pior possível. Diversifiquem.
Eu só queria compartilhar um pouco do que passei nesses últimos anos, pq sei que muitos estão começando a jornada agora.