1.O Benefício da Felicidade – como retreinar o cérebro para capitalizar a atitude positiva e melhorar nossa produtividade e desempenho.
Por muitas gerações fomos levados a acreditar que a felicidade gira em torno do sucesso:
“Quando eu for bem sucedido, eu vou ser feliz.”
O problema é que dessa forma
empurramosessa felicidade
para frente. Estamos sempre correndo atrás de mais vendas, um cargo melhor, um carrro maior e, portanto, sempre correndo atras da felicidade (e ela correndo de nós).
Porém, os estudos científicos mostram que acontece
o contrário: quando estamos felizes, temos um desempenho muito melhor e, consequentemente, temos mais sucesso!
2. O ponto de apoio e a alavanca – ensina como ajustar a atitude mental para atingir o sucesso.
Podemos mudar a perspectiva do nosso cérebro, que é o “Ponto de apoio” que ele fala.
E o outro fator é a “Alavanca”: quanto mais você acredita na própria capacidade de sucesso, maiores são as suas chances de atingir esse sucesso.
3. O efeito Tetris – ensina a retreinar o cérebro para que identifique padrões de possibilidade, de forma que possamos perceber e aproveitar as oportunidades encontradas pelo caminho.
O autor falar de um experimento em que depois de passar muitas horas jogando tetris, as pessoas começavam a ver aqueles padrões em todos os lugares.
Nosso cérebro se comporta assim para outros aspectos da nossa vida. Algumas pessoas estão configuradas para identificar apenas padrões negativos, enquanto outros, positivos.
4.Encontre oportunidades na Adversidade – ensina a encontrar o caminho mental que, não só nos tira do fracasso ou do sofrimento, mas que nos ensina a sermos felizes e mais bem sucedidos graças a ele.
Em tempos difíceis de adversidade, a nossa mente usa como mapas mentais para sair daquela situação.
Existe um mapa mental neutro, negativo e existe ainda um “terceiro caminho”. Esse nos leva de volta do fracasso
ainda mais fortes e capazes.
5. O círculo do zorro – ensina a retomar o controle e concentrar-se primeiro em metas pequenas e factíveis e só depois ir expandindo para atingir metas maiores (eu chamo isso de dar um passo de cada vez).
Você já teve alguma situação de muito estresse onde parece que o seu cérebro travou e você não conseguia mais pensar?
Isso acontece porque seu cérebro entra em estado irracional. Procure externalizar o que você está sentindo para voltar ao estado racional.
Em seguida use o Círculo de Zorro, ou seja, comece muito pequeno e vá aumentando.
6. A regra dos 20 segundos – ensina que é possível, por meio de pequenos ajustes de energia, redirecionar o padrão da menor resistência e substituir maus hábitos por bons.
De nada adianta todos os ensinamentos sem colocar em prática. Provavelmente você já tentou mudar um hábito e sabe que é difícil.
Então a Regra dos 20 segundos fala pra você eliminar os “cerca de 20 seg” antes do novo hábito que você quer incorporar. Tire todas as barreiras antes de começar aquela atividade para deixá-la o mais fácil possível. E coloque barreiras nas atividades que te impulsionam a hábitos ruins.
7. Investimento sONcial – ensina a investir mais em nossa rede sONcial e de apoio, pois diante de dificuldades e estresse, algumas pessoas escolhem se isolar e se retirar para dentro de si mesmas. As pessoas mais bem sucedidas investem nas relações para continuar avançando.