Data original: 03/05/2021
Recentemente o Bastter postou o bode 108 comentando sobre os objetivos de alguns usuários (ouçam o bode!). Diversos relataram que o seu objetivo era se aposentar aos 40 anos, parar de trabalhar e viver de renda. Tudo isso investindo 100% em renda variável.
A princípio achei engraçado, mas também fiquei preocupado, principalmente porque eu já fui assim (talvez ainda seja). Quando tinha 20 anos meu sonho era me aposentar aos 30/40 anos e passar o resto da vida viajando. Não poderia estar mais enganado.
Com o amadurecimento, e também com o aprendizado do site, percebi que se aposentar cedo não é um sonho. Passar a vida viajando e acordando todos os dias em uma praia deserta não é sonho, é cartão postal.
Com isso, e acreditando que nós só evoluímos com educação, gostaria de expor alguns argumentos para que essas pessoas, com 100% em ações e pretendendo se aposentar aos 40 anos, mudem um pouco a cabeça. Mudem antes que o ferro entre.
Meu objetivo é somente ajudar e fazer essas pessoas refletirem. Seria bom se eu tivesse aprendido isso antes - apesar que tenho dúvidas se teria dado ouvidos. Jovem é foda!
Se depois de refletir você não concordar, sem problemas! Afinal, ninguém é igual.
Por favor, continuem a lista nos comentários.
1- Trabalhar é algo bom, não ruim. Trabalhar significa, essencialmente, ajudar outras pessoas, ser útil. Se você é um ótimo profissional e consegue se aposentar aos 40 anos, por que não contribuir com a sociedade por mais tempo? Se queremos uma sociedade melhor, temos que fazer a nossa parte.
2- Não sejamos egoístas a ponto de guardar tudo para si e se aposentar cedo. Que tal praticar a caridade de verdade? Que tal adotar financeiramente uma criança? Pagar uma escola particular? Usar seu tempo para dar aulas particulares de educação financeira?
3- Exemplo para filhos e pessoas próximas. Quer melhor forma de educar do que dando o exemplo? Que tipo de exemplo você quer dar aos seus filhos?
4- Seu círculo de amizades vai diminuir. Não se engane, você ainda é novo e possui muitos amigos, mas eles vão diminuir com o tempo. É algo natural. Nesse sentido, o trabalho é um bom lugar para fazer amizades e continuar encontrando pessoas.
5- Você pode escolher um meio termo. Você não precisa parar de trabalhar aos 40 anos. Você pode simplesmente diminuir a sua jornada de trabalho. Já pensou nisso? Em vez de parar com tudo, que tal trabalhar 4 horas por dia e dedicar o restante do tempo para outras atividades? Família, esportes, formação pessoal, caridade...
6- Por que os bilionários não param de trabalhar? Com certeza cada um tem seu motivo... Pode ser que você se identifique com algum deles. Faça uma pesquisa.
7- Algo pode dar errado... Legal. Agora você tem o suficiente para pagar todas as suas contas do mês para o resto da vida. Entretanto, e se algo der errado? E se você sofrer um acidente? precisar ajudar alguém próximo? Sua reserva vai ser suficiente? Ou você terá que se realocar no mercado e voltar a trabalhar à força?
8- Você vai ficar burro. Trabalhar implica em estar sempre se atualizando, buscando melhorar e sair da zona de conforto. Se você parar, simplesmente vai perder todas essas necessidades e ficará parado... esperando o ferro entrar.
9- A importância da rotina. Tenha uma rotina e bons hábitos. É muito difícil ser saudável sem rotina e muito difícil ter rotina sem trabalho.
10- Se você trabalha e gosta do que faz, por que parar de trabalhar tão cedo? Não se engane, você provavelmente vai viver até os 90 anos.
11- Um pouco de estresse é bom. Ter preocupações e responsabilidades te afasta das porcarias e vícios da vida. Ficar muito tranquilo e com tempo livre te leva a olhar para o abismo (ouçam esse bode também!).
12- ...