33 Eu sou muito burro - Não entra na minha cabeça comentada em 17/05/2021 06:49 Ações Tópico Fechado Mandalorian1903 em 15/05/21 21:38 comentada em 17/05/2021 06:49 Eu sou tão burro, que invisto desde 2019 e não sei direito o que é uma ação e porque o dividendo é descontado do preço da ação. NÃO ENTRA NA MINHA CABEÇA. No IPO alguém decide um preço justo para iniciar o preço da ação. Nesse momento o preço esta diretamente vinculado ao balanço patrimonial. Quer dizer, o preço não é TOTALMENTE formado pelo mercado certo? Pois quando chega a data do dividendo ele é descontando no preço, não pelo mercado, mas por alguém (B3?). Mas eu não entendo, se o preço é descontado por que saiu digamos 1milhão pra dividendos, o preço não deveria ser ajustado sempre quando um balanço é divulgado? Ajustado pela B3 e não pelo mercado. Qual a diferença em sair 1milhão de dividendos da empresa ou "sumir" 1milhão da empresa por qualquer outro motivo? No balanço patrimonial esse valor vai ser o mesmo. Não deveria ser ajustado? Porque somente o dividendo é ajustado? Uma empresa tem 1100 paga 100 dividendos fica 1000 no balanço. O preço é descontado pela B3 ou por alguém. Uma empresa tem 1100, perde 100 por qualquer motivo que seja, fica com os mesmo 1000. Pq o preço não é descontado pela B3 ou alguém? Fica sugestão de um Bode, eu já ouvi outros Bodes sobre o assunto, mas parece que não entra totalmente na minha cabeça, eu até entendo, mas não entendo a lógica toda!! tem alguma peça faltando pra eu entender DE FATO como funciona a coisa....