Uma das situações mais comuns em consultório na área de cardiologia é a queixa de "palpitações".
Uma das principais causas de palpitação é a taquicardia sinusal(fisiológica) que muitas vezes se apresenta por situações de estresse e ansiedade.
É muito comum escutar dos pacientes (e acho que acontece com todos nós) de deflagrar crises de ansiedade pela procrastinação. O procrastinador geralmente tem a tendência de enxergar o todo(uma grande tarefa) e paralisar.
Procrastinar é um ato tão danoso, que impede a atividade física, eleva os níveis pressóricos, te impede de aceitar um desafio, e as vezes , te paralisa de forma a impedir que tu tenha um bom resultado.
Para essas situações eu tento e quando posso, oriento sempre a esquecer o todo e :
- escrever o primeiro slide. Hoje. Agora. Nem que seja um slide ridículo e seja só o de capa com o seu nome e uma figura
- sair, não para correr, não para caminhar, sair com roupa de atividade física mesmo q seja para ir até o poste na frente da sua casa e voltar. Treinar rotina.
- aceitar o desafio, se ele te move, e não pensar no longo prazo, pensar no desafio de hoje, dessa semana.
É como o bastter diz, as vezes o peso mais pesado da academia é a porta de casa. Aprendi mto dessas coisas aqui e hoje vejo q posso ajudar algumas outras pessoas nesse sentido, pois estou tendo feedbacks mto positivos.