4 [Ajuda IRPF] Dinheiro recebido por herança e doação e compra de imóvel a vista com uso do FGTS comentada em 28/05/2021 18:05 Imposto de Renda tuga em 28/05/21 16:00 comentada em 28/05/2021 18:05 Pessoal,estou precisando de uma ajuda em relação ao IRPF: minha mãe recebeu em 2020 algum dinheiro (via cheque ordem de pagamento) decorrente da herança do companheiro dela que infelizmente faleceu.No verso do cheque está descrito: "Refere-se ao cumprimento de Escritura de Inventário e Partilha lavrada pelo X tabelionato de notas da comarca de X - livro tal - paginas y - datada de xx/xx/2019 - Fulano de Tal - CPF xxx.xxx.xxx-xx"Fiz o lançamento desse valor como "rendimentos isentos e não tributáveis" - cod 14 - "transferências patrimoniais - doações e herança". Esse valor foi deixado em conta corrente.Na conta corrente, lancei os valores conforme informe do banco, mas li em algum lugar que os valores recebidos por herança (lançados em rendimentos isentos e não tributáveis) também precisam ser lançados em "bens e direitos". Nesse caso eu não estaria lançando o valor 2x (na conta corrente e como dinheiro em espécie)?E mais uma dúvida: minha esposa e eu compramos um imóvel a vista e ela usou o FGTS. Na descrição do imóvel, inseri que Y reais tiveram origem do FGTS. Preciso lançar mais em algum lugar algo relativo ao FGTS?