Tem cheiro de dívida, parece dívida, te cobra como um dívida. Mas juram que é PPP

É sempre bom lembrar que se junto com a ilusão da PPP vem a consequência de terceirizar o destino do seu futuro.
No exemplo, os participantes da PPP da petrobras (PETROS), hoje amarguram com uma "contribuição" extraordinária para pagar uma dívida que não desejaram terem feito.
O plano ilude os empregados com a linda história de dobrar o seu aporte. Parece irresistível, tem gente que jura que o rendimento é de 100%. No longo prazo a história é bem diferente. O plano Petros tem um histórico de maquina de triturar sardinhas negativo, além de altas cargas tributárias, hoje em 4%aa, até 2009 era de 7%aa. O plano nunca informou onde o dinheiro estava sendo "investido" nem nunca foi transparente com sua gestão
Hoje o custo da ilusão é altíssimo. Além do participante continuar aportando 10% do seu salário, comprou, literalmente, uma dívida eterna de mais de 20 bilhões, com estimativa de ser liquidada em 20 anos. Isso se tudo sair como o planejado...
No fim das contas, a ilusão do aporte dobrado gerou mais prejuízo e falta de #PAS do que se o dinheiro fosse simplesmente colocado na poupança.
Quando vc se interessar por uma PPP. Se pergunte se aceitaria ter uma dívida também. Se pergunte se quer se aposentar da empresa algum dia ou se quer ter uma algema, para o resto da vida, com sindicatos, reuniões de aposentados, sociedades de sei lá o que. Se questione se vai querer ir em manifestações contra a receita, contra juízes, contra a empresa em que trabalhou por 30 a 40 anos. Se pergunte se quer continuar jogando dinheiro em um buraco. Dando seu dinheiro, seu tempo de vida, para as mesmas pessoas que contraíram uma dívida por vc.