Todo ano faço meu IR todo redondinho, nunca tive nenhum tipo de problema. Tenho minha mãe como dependente financeira, sempre mando grana para ela e ela está em meu plano de saúde como tal, todavia ela não reside comigo.
Neste ano, ao fazer a declaração, me deparei com a obrigatoriedade de devolver o auxílio (para minha surpresa, ela pegou não sei como, liguei para confirmar, o que de fato ocorreu)...pois bem, fiz o DARF e devolvi, mas acabei me esquecendo de colocar na aba dos rendimentos tributáveis.
No portal do ecac, informa que a liquidação pode ocorrer em até 10 dias, todavia, como tem essa pendência para editar, pergunto:
Questão 1: É melhor antes aguardar a liquidação do darf pago ou editar agora? Creio que como não foi dado baixa no ecac ele vai considerar o mesmo valor à devolver, não?.
Questão 2: Para variar, no darf que o próprio programa gerou e paguei tem um valor. Já quando fui confirmar no portal posteriormente, e que teoricamente ainda está pendente, já tem outro (um pouco maior).Se for mesmo para pagar essa diferença dá pra pagar avulso?