- Granola - Tem um aspecto e fama de saudável mas a grande maioria é bem junk cheio de gorduras de má qualidade e açucar. Tem de escolher muito bem para achar um realmente saudável
- Pão Integral - Além de pão a princípio não ser muito saudável a maioria dos pães em q está escrito integral só tem um pequeno percentual Integral e na verdade são bem junk com farinha não integral e açucar e tal. Para os menos ruins procure escrito 100% Integral. Só integral escrito não quer dizer nada.
- Sem Gluten - Se você não faz parte da pequena minoria que realmente tem intolerância a gluten esqueça isso. Colocam este nome e apenas substituem farinha de trigo que pode ser ruim por farinha de arroz que é bem pior. Alem do mais ta cheio de alimento ultraprocessado, cheio de açucar, etc escrito sem glutem. Sem Glutem só quer dizer sem gluten, não tem nada a ver com ser saudável. Tá cheio de comida bem junk que não tem gluten.
- Chips de Vegetais. Tá cheio agora nos supermercados aí a pessoa fala porra isso é bem mais saudável que um cheetos. Pode ser menos junk mas não quer dizer que seja saudável porque aí a pessoa acha que pode comer sem parar. Muitos são altamente processados, frituras de má qualidade, cheios de sal, etc. Uma coisa é escolher um menos processado, menos cheio de porcaria e dizer vou comer isso no lugar de um cheetos porque é menos junk, outra bem diferente é achar que é saudável e se encher daquilo.
- Light, diet, baixa gordura, baixa açucar, etc. Só ter estes labels não quer dizer saudável. Pode ser menos junk e as vezes por até nem ser junk mas tem de olhar bem os ingredientes. Cheio de coisa ultraprocessada cheia de porcaria com estes labels.
Mais exemplos pessoal?
Pode virar um FAQ
@Luciana corrige ai se eu escrevi alguma besteira e vê se tem mais exemplos