Todas as aulas:
Listas > Curso Quebra-cabeça da Blockchain - Estou aqui pela tecnologiaOlá Avatar,
Na aula passada criamos nossa primeira ligação entre blocos, nessa aula vamos entender como é possível validar se a blockchain está correta ou está quebrada. É uma pequena sequência de passos que precisam ser feitos. Imagine que nossa blockchain cresceu bastante e agora são 1000 blocos de frases da bastter.com estão nela. Você recebeu a missão de confirmar se a blockchain está válida. O que você faz?
Ver maisValidaçãoVocê deve calcular o hash do bloco 1, e comparar com o campo hash anterior do bloco 2, se forem iguais, o elo de ligação entre bloco 1 e bloco 2 continua válido na nossa corrente.
Na sequência você calcula o hash do bloco 2 e compara com o campo hash anterior do bloco 3, sempre comparando com o próximo bloco, e assim por diante até o bloco 1000. Se ao final, todas as ligações são válidas, essa nossa blockchain está válida.
Mexeram na frase !Considere que na frase do bloco 555 algum afetado resolveu mudar qualquer letra da frase do bloco, na hora da validação a ligação entre 555 e o próximo bloco vai falhar, isso significa dizer que ela está quebrada e a alteração indevida foi detectada.
Porém, o afetado não é bobo, sabendo como funciona a validação, resolve colocar no campo “hash anterior” do bloco próximo bloco o hash do bloco com a frase alterada, e recalcula o hash de todos os blocos até o último, sempre alterando o campo hash do bloco anterior de maneira a ficar a blockchain válida. Note que ele precisou recalcular a blockchain a partir do ponto da alteração (bloco 555) até o final, isso acontece porque cada bloco é ligado com o próximo. Portanto, se a alteração for feita fizer a alteração em um bloco, como existe a ligação com o próximo bloco, será preciso alterar o próximo, e por consequência, o próximo do próximo e ainda o próximo do próximo do próximo, até o final.
E agora?O nosso atacante conseguiu o que queria? alterou a frase e a blockchain e manteve a blockchain válida ? Sim, conseguiu ! Lembre-se que o cálculo do hash é super rápido, então não foi um problema fazer o recálculo e qualquer computador recalcula os 1000 hash de nossa blockchain em segundos. e agora quem poderá nos ajudar? A peça do quebra-cabeças que resolve esse problema se chama mineração. Falaremos dela na próxima aula.
Não se esqueça de comentar se qualquer ponto tenha ficado nebuloso na sua cabeça, o conhecimento é como a blockchain, precisa de ligações fortes e bem entendidas para ser construído.
Um grande abraço !