Ontem durante o jantar, estava a mesa com meus pais e dois amigos que nos ajudam na fazenda e meu pai estava contando histórias das necessidades que passou quando criança no interior do Piauí e isso levou a falar de como seus avós eram pessoas muito boas, e ele disse que antigamente quando os mais novos da família colhiam frutas e verduras a obrigação era escolher a melhor e dar aos mais velhos, e um certo dia ele colheu uma goiaba muito bonita e maior que todas as outras e ofereceu ao avô que de prontidão recebeu, e meu pai foi cuidar dos animais e dos afazeres na roça. Quando retornou à tarde o avô dele disse para que ele levantasse a tampa de uma vasilha que tinha em cima da mesa, e lá tinha a metade da goiaba e o avô falou que ele podia comer, meu pai se emocionou muito nesse momento da fala, porque disse que era o gesto mais próximo de afetividade que um homem fazia por outro naquela época, mesmo sendo um parente próximo.
Fiquei um pouco inquieto quando fui dormir lembrando desse acontecido que meu pai contou, e me questionei se aquele pequeno gesto não foi a virada da chave para meu pai ser diferente dos meus tios e do meu avô que era no linguajar da roça "bruto" com os filhos, porque meu pai não tem vergonha de demonstrar afeto por mim, temos uma ótima relação, e sempre quando chego na casa dele, nos cumprimentamos com abraço e beijo no rosto, inclusive amigos meus que já presenciaram nosso jeito confessaram nunca ter abraçado e beijado o pai, e eu fiquei surpreso. Mas a grande questão que me rondou foi como a maior parte dos homens (não generalizando) tem dificuldade de demonstrar afeto, e como isso as vezes tem a ver com aumento de estresse e irritação, nunca vi ninguém querer guerra depois de um abraço verdadeiro de um pai, filho, tio ou amigo mesmo, como um abraço e um beijo pode tornar a vida bem mais leve, não estou dizendo aqui que você tem que chegar abraçando e beijando todo mundo, bom senso, mas sim de perder tempo pensando no que os outros vão achar, ou se você vai ser menos homem se demonstrar afeto com pessoas que ama e não sabe se vai ter a chance de ver novamente amanhã.
Ps: Peço desculpas se cometi algum erro, esse é meu primeiro post.