Todas as aulas:
Listas > Curso Quebra-cabeça da Blockchain - Estou aqui pela tecnologiaOlá Avatar,
Se você não conferiu a seção de comentários da aula anterior, vale a pena dar uma olhada, houve um esclarecimento em um ponto que pode ter ficado nebuloso.
Curso: Aula 04 - O quebra-cabeça da Blockchain - A ligação entre blocos - Tecnologia - Bastter.comOnde estamos? Até agora temos uma blockchain, usando a analogia inicial, uma grande rocha que o que for escrito não poderá ser apagado, massss como vimos na aula passada, é rápido e simples alterar alguma frase e recalcular os hashes de todos os blocos subsequentes. Então, digamos que estamos escrevendo nessa rocha com um giz e precisamos de um formão.
Ver maisO que precisamos?Precisamos de alguma estratégia que dificulte a adulteração da blockchain, mas mantenha a facilidade de validação. Nossa blockchain precisa ser difícil de alterar e fácil para verificar.
Uma forma de conseguir esse objetivo é fazer um combinado na nossa blockchain, vamos combinar que para nosso hash ser considerado aceito ele precisa começar com 4 zeros. Calma, calma, não criemos pânico! Já vamos entender como esse combinado vai nos ajudar. Com a nova regra, nosso bloco 1 passa a não ser mais válido, veja, o hash não começa com 4 zeros.
Ver maisAí o Cleiton, espero que só, pergunta: “Mas como vamos alterar o hash sem alterar o texto, sabemos que isso não é possível, pois o mesmo texto sempre gera o hash ! Você está certo, Cleiton! Para isso, nosso bloco vai precisar ganhar um novo campo, um número de 0 a 4 milhões, com a única e exclusiva função de ser alterado e com isso alterar o hash gerado. Esse campo é chamado de “Nonce”. Descobrir o nonce que gera um hash iniciado com 4 zeros é tudo o que um minerador faz, a mineração é isso, chutar valores no campo nonce até que se atinja o resultado esperado. Quanto maior o número de zeros, maior será a dificuldade de mineração, no nosso exemplo são 4 zeros, já no bitcoin são 19 zeros atualmente.
Então, vamos tentar achar nosso hash válido, ou seja, vamos tentar minerar nosso bloco 1. Começamos com nonce 0 e calculamos o novo hash, o resultado foi um hash que começa com “6876…” não começa com 4 zeros, então descartamos o nonce 0, partimos então para o nonce 1: “6096…”, também descartado, 2: “6506...” também descartado!
Ver maisQual será o número do nonce que vai gerar um hash com 4 zeros no início ? Qual será o nosso bilhete premiado, nessa loteria do minerador, na tentativa e erro? A única forma de saber essa resposta é alterar o nonce e recalcular o hash, até achar nosso nonce que gera um hash iniciando com 4 zeros.
Para facilitar nossa vida, vamos usar nova ferramenta on-line para fazer a tentativa e erro até achar o nonce certo.
Tools - SuperDataScienceE o nonce premiado para o nosso bloco 1 foi 17168, note o hash gerado.
Ver maisCom isso nosso bloco 1 está valido novamente.
Ver maisPor hoje é isso pe-pe-pessoal, penso que na próxima aula valha a pena explorar um pouco mais a mineração, e algumas características que a utilização do nonce gera. O que vocês acham? dúvida? Ficou claro ? vamos interagir nos comentários para solidificar o conhecimento.