10 Recolhendo IR e INSS como autônomo comentada em 15/07/2021 21:35 Imposto de Renda Danilo.Dracma em 14/07/21 16:01 comentada em 15/07/2021 21:35 Boa tarde amigos. Sou novo aqui na Bastter. Já acompanhava muito da área aberta para não assinantes e escutava alguns podcasts. Sou servidor público e, no começo da pandemia, perdi uma parte da remuneração por ter que ficar em casa. Ouvindo um dos episódios do Bode, decidi não me vitimizar e ir atrás de estudo e certificação na área financeira. Fui primeiro atrás do CEA e agora consegui CNPI-T (ainda vou atrás do CNPI-P). Participei de uma seleção e fui chamado para elaborar alguns relatórios de análise, como autônomo, pessoa física, pois sei da limitação para atividade empresarial de servidor.Mês passado concluí os relatórios e recebi o primeiro pagamento. Como fui servidor a minha vida toda, não sei como recolher o IR e nem o INSS. Alguém pode me ajudar a materialmente fazer isso? Não sei como fazer o cálculo, código de receita, prazos, etc. Agradeço antecipadamente.