O modelo mais antigo de alavancar negócios é com pessoas e capital.
Nosso cérebro é treinado para assumir que mais pessoas e mais capital = mais coisa boa.
Um exército
bom e poderoso é o maior. Que tem mais tanques, mais aviões, mais soldados.
Uma empresa
"boa para se trabalhar" é a que tem muita gente.
Um "bom gerente/lider/promoção" é para comandar muitas pessoas.
Uma startup
"boa" é a que levanta rounds e rounds de investimento.
O meu ponto aqui no tópico é mostrar que essas idéias não são verdades absolutas.
Alocar capital (como gestor de uma empresa de crescimento) é uma das atividades mais complexas nos dias de hoje. Envolve capacidade de atrair os talentos corretos, liderança, visão, e arrumar um avião em pleno voo, dia após dia.
Sobre pessoas
, "Head count" é a métrica do passado.
Quando falamos de tecnologia, midia e negócios com alavancas de crescimento, ter 10, 100 ou 1000 pessoas trabalhando na sua empresa não significa nada. Não é uma forma de validação de crescimento ou aagarantia de geração de valor para a sociedade.
Quando uma pessoa visita sua empresa, eles devem se surpreender com o pouco número de pessoas no seu time. Um visitante que anda pelos corredores e se sente impressionado pelo numero de pessoas e magnitude da sua operação está implicitamente dizendo: "Você realmente precisa dessa gente toda para fazer essa porcaria de produto?"Aqui tem dois trechos muito bons também de um podcast gravado pelo Naval Ravikant