Pseudociência Obsessiva do Esporte e Saúde e Alimentação
Hoje temos toda uma pseudociência obsessiva complicando tudo nesta área cujo interesse não é saúde mas dinheiro.
Nos anos 80 quando começaram a surgir as corridas de rua, a gente comprava um tenis de corrida (uns nem isso), colocava um calção treinava em grupos correndo e ia lá fazer as corridas de rua.
Jogávamos futebol, tenis, etc sem grandes frescuras
Bem menos gente era gorda do que hoje em dia, podem ver em qualquer estatística e não tinha toda esta ciência por trás da alimentação.
Agora, eu não estou dizendo que ciência seja ruim, mas estão complicando demais e o interesse é $$ e não saúde.
Para correr hoje em dia o cara tem de passar por uma bateria de testes e exames, comprar 38 produtos diferentes, tenis especiais, calções especiais, palmilhas, frequencímetro, relógio sei lá o que, fita de sei lá o que, etc e etc. Tem de ter treinador especializado em sei lá o que, nutricionista, sei lá o q ista. Fazer os treinamentos mais complexos do mundo. Para pedalar então, só tendo mestrado na Sorbone e 150 apetrechos diferentes senão não entra na turma.
A alimentação tem 38 complementos e suplementos, 1000 regrinhas e 28 horários diferentes.
Aí não sabem porque muitos desistem. Tá chato demais!
Vai lá e pratica esporte. Não é tão complicado assim. Seu corpo só deixa você fazer o que você aguenta. O que mata é falta de esporte. Se você não é profissional, não vive disso, o acessório mais especializado e caro não vai fazer muita diferença. O tenis do ano faz o Queniano ganhar 3 segundos que faz diferença para ele. Você nem chega na velocidade para se beneficiar daquilo. Simplifica!
Ok ter um treinador, fazer parte de um grupo porque motiva, mas não precisa treinar igual um profissional cheio de regras e planilhas e exigências.
TÁ FICANDO COMPLICADO DEMAIS!
Quer ter acompanhamento nutricional visando saúde ok, mas ficar obcecado com alimentação, complementos e suplementos direcionados ao esporte como você vivesse daqui e gastando toneladas de dinheiro, não faz o menor sentido.
Vai lá é faz o esporte, aproveita, sente prazer nele. Que seja saudável e não um segundo trabalho. Exigindo demais, e gastando demais e com muita obsessão chega uma hora que a pessoa se enche e chuta o balde.
Toda esta pseudociência em cima do esporte ta só tornando o esporte mais caro e complicado e vai aos poucos tirando o prazer, a essência do esporte. Deixa de ser prazer e diversão e passa a ser um segundo trabalho.
Vai lá e pratica esporte, mexa-se, corra, pedale, jogue futebol, jogue tenis, nade, faça o que você quiser e gosta. Não é complicado, não precisa tantos acessórios, não precisa fazer 150 exames, não precisa uma alimentação da Nasa, só precisa ir lá e fazer.
Pratique Esporte e Saúde, e não TOC!
Para mais acesse nossa Área de Saúde e Esportes;