Fala pessoal, beleza? Recentemente minha esposa andou cogitando a ideia de tentarmos morar no Japão daqui a dois anos mais ou menos.
Ela é descendente, mas não sabemos ainda se vai dar direito de visto por descendência. O pai biológico dela mora no Japão há quase 30 anos, ela está tentando contato com ele, visto que uns 8 ou 9 anos atrás ele já a chamou para ir morar lá com ele. Em relação a trabalho, ambos somos funcionários públicos então não tem muito “currículo” para levar para lá nas áreas mais solicitadas para serviço (montagem, solda, eletrônicos, conserto de celular, etc.). Assim sendo, o que tenho de currículo logo de pronta seria segurança/motorista (já que sou policial), mas acredito que precisaria de um Nihongo pelo menos básico. Minha esposa trabalha no IBGE como chefe de agência aqui da nossa cidade então tem uma boa experiência em administração de recursos/serviço de escritório, mas aí, novamente, para empregar nessas áreas precisaria de um Nihongo ainda melhor (creio eu). Nossa área de formação é jurídica/cartorária então não vai ter muita serventia também.
Procurando a respeito, vimos que as empreiteiras levam o pessoal já com serviço arrumado em fábrica/etc., a depender da necessidade de serviço nesses locais. A nossa ideia quanto à empreiteira seria pagar os gastos da empreiteira à vista pra não ficar descontando no contracheque depois, mas também não sei se compensa ou se é seguro fazer isso. Temos 29 anos, então dá pra aguentar um ralo de fábrica até aprender a língua e arrumar currículo melhor por lá, essa parte não é problema para nós.