(Resolvi compartilha esse recente pensamento sardinhesco, pois mesmo sabendo que não é o melhor “caminho”, geralmente as respostas dos usuários sempre ajudam de alguma forma, além de que compartilhar experiências também ajuda na evolução como investidor).
Utilizo o BS há alguns anos, e com o passar do tempo cada vez menos tenho pensamento sardinhescos.
Porém, recentemente, surgiram outros pensamentos: ah, o juros estão subindo, logo os FIIs vão desvalorizar. Além disso, a bolsa está em alta histórica, e existe a possibilidade de haver uma nova bolha – sim sim, estou prevendo o futuro #ironia.
Nesse sentido – mesmo sabendo que é sardinhesco – a mente vem e diz: melhor aguardar e não aportar em renda variável por ora, pois há uma grande chance dos ativos de renda variável cair – e claro, aproveitar para comprar na baixa #ironia2.
Enfim, penso que só de conseguir respeitar o BS já é uma grande vitória e te afasta da grande maioria dos pensamentos de sardinha. Mas, apesar disso, devemos tomar cuidado com os pensamentos que surgem em nossa mente.
E ainda, muitas vezes achamos que estamos “vacinados” contra o pensamento de sardinha - já que seguimos a Cleiton bastter-, no entanto, num pequeno deslize, podemos sair do “caminho”.