17 Engenharia Clínica para Cirurgia Robótica comentada em 01/09/2021 07:43 Tecnologia laotzu em 30/08/21 9:48 comentada em 01/09/2021 07:43 Estão espalhando pelo país a Cleiton e atuação da CIRURGIA ROBÓTICA. O que eu fico meio chateado é que os cursos tem público alvo o pessoal que já faz procedimentos (os cirurgiões) - cirurgia geral, cirurgia torácica, aparelho digestivo, urologia, ginecologia (e mais raramente neurocirurgia). Isso chateia um pouco porque restringe a formação a alguns perfis de médicos.Acho essa galera meio parecida com os primeiros pilotos de avião. Eu queria saber com vocês como anda o mercado para os equivalentes aos "Engenheiros Aeronáuticos" que constroem e fazem a manutenção dos aviões. Aparentemente, no tempo atual, não existiria mais espaço para uma figura como "Santos Dumond" que era engenheiro e piloto ao mesmo tempo. Os resultados estão vindo da colaboração de grupos.Eu tenho curiosidade.... Não estou vendo qual seria o caminho equivalente aos cursos de formação para os "Engenheiros Clínicos" que cuidam dessas máquinas. Já se aproveita a engenharia clínica dos hospitais? Os engenheiros tem formação específica nessa área? Como funciona e como se participa desse mercado de "engenharia clínica voltado para robótica"?