Uma das lições mais importantes que aprendi aqui, nos bodes da pandemia, foi sobre como é crucial em nossas vidas lidar com o nosso ego, que nos atrapalha muitas vezes.
Antes de entrar no site, eu era aquela pessoa que se estressava no trânsito. Nunca me aconteceu nada sério, mas é claro que não era o jeito certo de agir. Hoje eu tento ser o mais gentil possível e quando me ataca a impaciência tento pensar nos meus queridos que precisam de mim. Buzino pouco, abro passagem, deixo passar na frente, peço desculpas, agradeço, etc.
E hoje tive a lição prática disso: uma colega teve uma discussão de trânsito porque fechou ou teria fechado um outro motorista, não sabemos detalhes da história ainda. Mas, ninguém quis colocar o ego dentro do saco e passaram a xingar e a se agredir visualmente e verbalmente, até que o motorista perseguiu a colega até a casa dela e, de propósito, a atropelou, ao lado da filha, em frente ao marido. Está viva, mas depende de aparelhos para sobreviver e em estado crítico, necessitando da UTI e de transfusão de sangue, está com um coágulo no cérebro.
O motorista que cometeu o crime agora diz que foi sem querer, e tal, mas é claro que se ela morrer a vida dele também acabou. Agora, o que o bastter sempre diz: quantos males poderiam ser evitados se alguém tivesse aberto mão lá atrás de uma coisa insignificante? O que ela (ou eles) poderiam ganhar da briga? Provar que estavam certos? Que eram melhores? E o que perderam? A paz, talvez a vida (que era boa e confortável em um dos bairros bons da cidade), talvez a saúde se se recuperar, a liberdade para quem cometeu o crime, tudo isso por nada, absolutamente nada. Algo totalmente evitável que era só pedir desculpas e deixar para lá.
Hoje eu vejo gente brigando por causa de política, se arriscando a sair na rua para defender a ou b, ser contra a ou b, simplesmente porque o nosso país virou guerra de torcidas, não tem nada mais a ver com ideologia. Mas mês passado, um colega se envolveu numa briga durante uma dessas "passeatas", se ferindo gravemente. Qual a utilidade disso, o que ele ganhou? Conseguiu mudar a posição de alguém? Não, apenas se feriu. Se ele tivesse deixado esse orgulho para lá, e ficado com a família, nada disso teria acontecido. Ele já não corre mais perigo de vida, mas até quando voltar ao trabalho será olhado de outra maneira, como alguém inconsequente ou coisa assim.
Galera, antes de tomar alguma atitude, pensem na família, nos filhos, nos pais, na sua vida, e abram mão daquilo que não é essencial, foquem em vocês, na evolução, os áudios que do bode do bastter são um oásis de aprendizado, há muito como evoluir escutando eles. Se quer mudar a posição de alguém, a melhor coisa é começar a mudar a si próprio e servir de exemplo. Em alguns dos áudios eu ouvi algo importante: nada melhor que o exemplo e nada mais forte que um pedido de desculpas. Sensacional.