Data original: 31/08/2021
Queria saber dos entendidos sobre os procedimentos mais adequados para higienização de Alface e cia.
Pelo que eu pesquisei deve-se tomar cuidado para não misturar as folhas com produtos crus de origem animal, sob risco de contaminação cruzada.
Outra questão é lavar bem as mãos antes de iniciar a limpeza das folhas.
Quanto à limpeza em si, vi que existem basicamente 3 formas: água sanitária (desde o fabricante indique a possibilidade de uso em alimentos), solução liquida de hipoclorito de sódio (hidrosteril é o exemplo que eu conheço), e pastilhas efervescentes de cloro orgânico (CLOR-IN salad é o que eu conheço).
Água sanitária e o hidrosteril têm algmas questões, sendo as principais a necessidade de dosagem correta no caso da água sanitária, e em ambos há a necessidade de um bom enxágue para remoção do cloro, tanto por deixar sabor quanto pelos riscos do seu consumo.
A pastilha efervescente tem a vantagem de não precisar enxaguar após a aplicação do produto.
Como isso tem sido discutido tecnicamente? Eu sei que tem gente que escolhe botar todo tipo de coisa, por isso que tou procurando opiniões com conhecimento técnico do assunto.