Mesmo pertencendo a uma família de servidores públicos, eu sempre quis empreender e trabalhar em algo próprio. Acabou que me tornei advogado, gosto da minha profissão, e consegui atingir esse objetivo, já que enxergo o meu escritório como uma empresa.
Acontece que antes de abrir meu escritório eu via diversos casos de profissionais autônomos que, julgava eu, faziam coisas erradas que visivelmente poderiam melhorar.
Dois exemplos.
Conheço um pedreiro que é conhecido por fazer um bom trabalho e tem uma agenda muita cheia. Para conseguir contratá-lo é necessário uma boa antecedência. Porém, ele aparentemente não tinha sucesso financeiro ainda. Eu, no auge do meu grande conhecimento (nenhum), pensava: “é simples. Já que a demanda pelo serviço é muito alta, é só ele aumentar o seu preço que ele vai ganhar mais, ou, no mínimo, vai trabalhar menos e ganhar a mesma coisa”.
Outro caso: o pai de um amigo vende cerejas produzidas em casa. Ele fornece para pequenos restaurantes e também vende em uma feira uma vez por semana, nos finais de semana. O negócio começou a crescer e ele não conseguia suprir a demanda. Na feira se esgotavam as bandejas rapidamente, ainda cedo da manhã. Além da boa qualidade, ele também optou por vender por um preço relativamente baixo, pois estava iniciando. Eu, novamente, pensava ser algo até meio estúpido e de fácil solução: investir pesado na produção de novas unidades e aumentar o preço até que não sobre demanda excedente pelo preço cobrado, afinal, se percebia que se o preço fosse mais alto os clientes ainda continuariam comprando.
Bom, eis que no meu escritório hoje eu trabalho cerca de 10h por dia em uma rotina bastante extenuante. Não estou fracassando financeiramente, pelo contrário, o negócio vem se consolidando e melhorando ao longo do tempo. Porém, é o tipo de situação que eu mesmo diria lá atrás: “simples, é só aumentar o valor dos contratos até que feche uma clientela suficiente para trabalhar apenas 08h, ou contratar mais alguém para não precisar trabalhar tanto”. Porém, hoje eu vejo que existem inúmeras variáveis a serem analisadas e que de simples não tem nada. Receio de perder clientes por aumentar demais o preço, necessidade de formação de uma boa base de clientela no início do negócio, cautela para aumentar despesas, enfim.. Nem eu sei exatamente, mas acredito que venho aprimorando isso.
A questão é: se nem mesmo na minha própria área eu tenho certeza do que fazer, quem sou eu para achar que é simples a “solução” para melhorar os negócios dos outros?
Peguei este pensamento novamente no dia de ontem: estava no carro esperando minha mulher terminar um compromisso e resolvi ir em um trailer de uma peixaria que fica no canteiro central de uma avenida, muito bem localizado. É um pequeno trailer móvel de pescadores que são da colônia de pescadores da cidade que fica bastante afastada dali, mas eles utilizam a localização do trailer e vendem muito bem, e além disso eles vendem diversos petiscos de peixe para comer na hora (bolinho de peixe, pasteis, etc.). Fui até o trailer para comer o que tivesse de petisco pronto, mas atendente me respondeu: “só estamos vendendo o peixe congelado, não temos nada pronto agora, somente a partir das 17h30 é que preparamos os produtos para comer na hora”. Novamente me veio aquele velho pensamento: “nossa, estão perdendo dinheiro, não custava nada ter pelo menos 1 tipo de produto disponível para vender durante todo o dia já que o trailer está aberto mesmo”. Mas, depois, pensei: e se não vale a pena? E se eles sabem que somente compensa a partir das 17h30 porque aí aumenta o movimento na avenida das pessoas retornando do trabalho? E se não é possível armazenar os bolinhos por muito tempo porque esfriam e ficam ruins e por isso eles não fazem no horário de menos movimento? Enfim, são diversas variáveis que eu nem imagino, pois não entendo nada do negócio. O fato é que eles bolaram um excelente negócio, mas eu estava pensando em algo que eu julgava ser um defeito.
Resumo: é uma burrice e uma falta de humildade o que eu estava fazendo/pensando. É muito melhor eu pensar: “mas que belo negócio essa pessoa conseguiu construir e ainda vai aprimorar muito, será que eu posso tirar algum aprendizado daqui?”, do que “nossa, tem esse defeito X aqui que pode melhorar”.
Enfim, só compartilhando uma reflexão. Eu era (e ainda sou) um burro querendo julgar alguma coisa, sendo que não sei resolver os meus próprios problemas. Mais humildade e menos ego faz muito bem a todos. Certamente a convivência nesta comunidade me ajudou a enxergar que eu estava fazendo algo totalmente errado.