Minha cunhadinha fez aniversário semana passada e como presente decidi dar a ela uma cédula de lobo-guará (R$ 200). Ela gosta de guardar dinheirinho (como uma brincadeira), nunca havia visto uma cédula de 200, então a nota por si só já seria um presente razoável.
Mas eu não queria só dar o dinheiro pelo dinheiro, queria que ela aprendesse alguma coisa nova.
Comecei a matutar e pensar numa forma lúdica de explicar a ela conceitos importantes.
O que eu aprendi com ela nesse processo:
- toda a
brincadeira é uma espécie de
renda fixa simplificada, análoga a um CDB. Ela tem a opção de pegar os R$ 200 e gastar imediatamente como quiser, ou deixar guardado num envelope mágico dentro do guarda-roupa rendendo juros mágicos.
- ela cria 5 galinhas de estimação (elas tem nome, sobrenome, temperamento etc) e eventualmente elas botam ovos. Ela vende esses ovos para familiares a um preço simbólico e o excedente ela faz omelete para comer no café da manhã. Foi a analogia que eu usei para que ela entendesse que
trabalho, tempo e paciência faz com que as coisas que você tem "
aumentem" e você "
ganha mais" no final. Os R$ 200 do presente são apresentados como "lucro na venda dos ovos".
-
a percepção de tempo de uma criança é diferente da de um adulto. Para nós adultos, um mês passa sem nem percebermos. Já para uma criança, um mês é uma eternidade. Esquece longo prazo, 30 anos, etc. Não vai funcionar. Por isso o combinado foram
juros semanais.
- como tá no título, ela tem 8 anos. Multiplicação ainda é novidade para ela. Potenciação então ela nem imagina o que é. Falar em juros compostos é perca de tempo. Fui pelo caminho do
juros simples mesmo.
-
taxas de juros surreais para aprender o conceito e perceber a diferença, já que é curtissimo prazo. Pagar 0,37% ao mês vai frustrar a criança, além do que não vai fazer diferença nenhuma (além do que ela nem sabe o que significa %). Então o combinado foi pagar
R$ 10 de juros por semana.
- deixar o dinheiro até o final do combinado, ganha o prêmio cheio. Tirar antes do combinado, paga uma taxa: devolver o último juro pago. Simples: menos R$ 10 no que você conseguiu até a data. Não dava para encaixar conceitos de IOF, IR e come-cotas para ela, então foi a forma que encontrei de explicar que o melhor é ter
paciência e deixar lá até o final do que tirar antecipadamente.
Escrevi uma cartinha para ela explicando tudo, que no final das contas é um contrato (onde ela fez o compromisso e assinou o próprio nome).
Link da cópia da cartinha (com nomes devidamente ocultados) está aqui para quem quiser se basear:
https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vTA_Btwcc-aHbSxDkwseRxOSArrcHuNtUl_mbMr4FrGrEVezCuEpIxZ-7kaMfkokMYf-TSTjD6b1UZF/pub