Boa tarde pessoal,
Tenho visto um certo interesse nas pessoas em adquirir energia fotovoltaica em casa, porém quando estudei esse assunto na faculdade vi que é algo que não irá dar um retorno financeiro.
As placas tem em torno de 16% de eficiência nas melhores condições de funcionamento, ou seja, com o sol incidindo diretamente, com sua superfície completamente limpa e na temperatura ótima.
Listo abaixo alguns motivos que comprometem o funcionamento ideal do sistema:
- Nas casas a instalação das placas é estática, ou seja, ela não fica direcionada para o sol todo o dia. Além de que a sua casa não foi construída para que o telhado esteja no melhor posicionamento de incidência de raios solares ao longo do ano (o sol varia a sua trajetória no céu também ao longo do ano), e é lá que costumam ser instaladas as placas.
- A temperatura da placa varia ao longo do dia, sendo aquecida pelo sol.
- Há períodos de nuvem que há sombra de nuvem, dias de chuva e outros que ficam nublados a maior parte do tempo.
- As pessoas não vão fazer uma limpeza frequente nas placas, ou seja, elas vão sujando com o tempo. Principalmente para instalações próximas a ruas de chão que levantam poeira rapidamente.
- As baterias utilizadas possuem vida útil, o que futuramente irá precisar de reposição, levando a novos custos
- O sistema irá precisar de manutenção, que costumam ser cobrados periodicamente.
- Há um componente chamado inversor que é o mais caro e é responsável por fazer a conversão de corrente contínua (nas placas) para corrente alternada (utilizada na residência). Ele é bem caro e de difícil reparo, então tem que tomar cuidado com possíveis gastos.
Esses foram os motivos que vi na teoria na faculdade. Quem faz a instalação está contente com o resultado? Está sentindo realmente uma economia, levando em conta todo o custo da instalação? Em quanto tempo a empresa que fez o sistema disse que seu custo irá compensar? Ou você instalou por algum outro motivo que não seja de compensação financeira?