Boa tarde Srs.
venho pensado nessa questão há algum tempo.
Sempre ouvi o famoso " não julgar", mas nunca entendi isso com clareza. O que as pessoas querem dizer com isso? Não julgue os outros etc. Quem somos nós para julgar..e por ai vai
Mas acho que tenho um argumento favorável para o " julgamento" .
Acredito que julgar as situações ( o que acaba por envolver as atitudes suas e dos outros ) é algo natural do ser humano, quase que uma necessidade.
É por meio da leitura das situações, e da correta compreensão do que está acontecendo em nosso entorno, que conseguimos tomar decisões corretas, às vezes que envolvem até segurança, prosperidade e saúde.
O bom julgamento das coisas é aquele que corresponde realmente ao que está acontecendo no mundo real. É a correta compreensão dos fatos, e a correta atribuição de valores aos elementos em jogo.
P ex. é importante para a maturidade de um filho, ou até mesmo a nossa, conseguir compreender corretamente o peso das atitudes, diferenciar a linha entre o certo e o errado, saber como agir diante de situações dificeis.
Se é assim, acho que também é verdade que aprendemos por meio dos exemplos. Daí é importante que a gente consiga ver para uma situação e dizer com clareza : isso é uma atitude errada.
p x : roubar dos outros, matar os pais , usar drogas, xingar as pessoas na rua, praticar crimes etc.
Poderíamos ir até mais longe. e dizer que o ser humano que consegue julgar com acerto, é um ser humano preparado, maduro e que vai viver melhor.
Mas há uma importante distinção.. quase que o pulo do gato
O que eu chamo de julgamento é um processo geralmente interno ( às vezes tem que ser externado, vc como pai, como esposo, vc trabalhando como juiz, vc decidindo uma questão dos seus subordinados . a sua decisão vai ser proferida em voz alta)
não é sair apontando na caras dos outros : o que você fez foi errado, vc vai pagar, eu não faria desse jeito etc.
O que seria o "não julgar " aplicado na prática
Olho para uma atitude questionável, por exemplo, a menina matou os pais para ficar com a herança. E não posso julgar..preciso entender o contexto, as questões psicológicas por trás, a questão sONcial do momento etc.
Isso não me parece saudável, ou sequer como algo normal.. me parece contraintuitvo e algo que lança a pessoa num mar interminável de dúvidas .
Como vocês encaram a questão? Sintam-se livres para julgar o conteúdo do tópico
abs