Salve camaradas da bastter.com.
Tem coisas que acontecem conosco que merecem um pouco de reflexão. Afinal, quando as coisas incomodam a gente precisa tirar um aprendizado para buscar ser um pouco melhor. Vou dividir com vocês uma situação a qual eu passei e me fez pensar um pouco nesta questão "dos outros".
Bom, onde trabalho tem uma área a qual me incomoda muito a sua maneira. Tudo que acontece nesta área é culpa dos outros (segundo eles) e, como a minha área tem uma interface grande com esta, obviamente grande parte destas "culpas" acabam ficando para mim. As vezes a relação é tão tensa que eu confesso que já me peguei com um sorriso de canto de boca quando algo com eles não dá certo. Realmente, não é um sentimento nobre de se relatar, mas infelizmente acontece vez ou outra.
Para tentar diminuir essas situações que são estressantes e incomodam a todos de minha área, acabamos por despender um certo tempo para evitar gerar mais pontas que possam ser motivo de atrito entre as áreas. E quando está área fica sem muito argumento para jogar a culpa nos outros, parece que temos aquela sensação de "dever cumprido" como se não tivéssemos mais problemas.
Bom, o fato é que tivemos uma auditoria e me foram apontadas duas não conformidades de um processo meu (não relacionado com a outra área) que, fazendo umas reflexão depois do ocorrido, me fez pensar o quanto essa preocupação com eles competiu com nossa atenção ao que realmente era nossa responsabilidade.
Automaticamente me veio à lembrança alguns tópicos e alguns bodes que falam sobre "os outros". Todos os que eu vi, remetem a não nos importamos com o que os outros possam pensar sobre nós, mas aqui eu percebi também quanto, nos ficarmos nos importando com os ferros que os outros levam atrapalha nossa vida.
As vezes temos que abstrair mesmo certas coisas que competem com nossa atenção ao que realmente importa. E o que não ajuda muito neste caso é aquele sentimento de estar sendo injustiçado quando algo acontece. Devemos abandonar esse sentimento de injustiça e treinar nossa reação, ou melhor, não reação, para poder dar a essas situações a energia e atenção que elas realmente merecem. Nem mais, para não perder o foco nas suas coisas, nem menos pois no ambiente corporativo você precisa ter algum esforço para não acabar sempre com o mico em seu colo.
Enfim, eu acredito que quando você toma consciência das coisas você é capaz de ter isso no radar, escolher como você quer evoluir nestas situações e poder colocar em prática para melhorar.
Já faz algumas semanas do ocorrido e estamos suando a camisa para entrar nos eixos novamente. Não tenho sangue de barata, mas é impressionante como, fazer sua escolha, ter consciência da situação, respirar e praticar é o que nos faz aprender e mudar o hábito.
E vamos em frente!
Obrigado a todos.