(Olha, eu vou perguntar algo muito específico, mas vai que né rs)
Esses dias tenho considerado testar a carreira acadêmica e o meu alvo é o estudo em matemática (a princípio matemática aplicada), pelo o que eu pesquisei tem uma concentração legal de institutos e faculdades no Rio (FGV-RJ, IMPA, UFRJ, institutos como Fiocruz ficam lá também). Eu era bem ignorante, fiquei muuuito surpresa ao saber que o Brasil é considerado elite em pesquisa matemática no mundo.
Mas eu tenho visto palestras e vídeos sobre a carreira e me assusta um pouco a duração do "treinamento": primeiro 2 anos de mestrado, aí 4 anos de doutorado, depois 1-3 post-docs de até 1 ano cada, depois tenure-track e finalmente tenure.
Aí queria saber a opinião de vocês, se a jornada é longa assim mesmo, se a comunidade é interessante (ouvi dizer que a comunidade de mat global é bem colaborativa e no RJ é bem amigável, mas não sei se é verdade rs) e se é algo que dá pra pensar em fazer até ficar velhinha (porque com o andar da carruagem, eu acho que o trabalho corporativo tá cada vez com vida mais curta).
PS:
Eu tenho um trabalho bem flexível que eu posso trabalhar remoto um número pequenos de horas por dia, ou então por projeto, então eu não dependeria de dinheiro de bolsa, e eu não ficaria fora do mercado.