Bom dia pessoal,
Estou um pouco confuso em relação a uma situação e procuro outros pontos de vista para decidir o caminho mais apropriado. Há dois anos me mudei pra Europa, recebo salário em euro e não pretendo voltar pro Brasil pra morar. No Brasil, tenho um apartamento quitado e alugado, em uma região muito bem localizada e já estabelecida da cidade, o que eu entendo como um imóvel de valor. Sobre imposto de renda, existe um acordo vigente pra evitar bi-tributação entre os países, logo me mantenho residente no Brasil enquanto o acordo durar.
Considerando que não tenho plano de retornar para o país e que a minha esposa não quer morar mais de aluguel (meio inegociável e não quero criar conflitos por causa disso), decidimos comprar uma casa aqui na Europa. O processo é lento e demorado, então serão alguns meses ainda até a compra. O normal pelo que vi é aqui é o famoso financiamento e a taxa no final das contas chegará em 1.2%a.a.
A questão é: vender o apartamento no Brasil e trazer todo o patrimônio pra cá será um giro enorme além das diversas taxas e, mesmo assim, não vai ser perto do suficiente pra comprar uma casa a vista. Além disso, de certa forma ter o imóvel e renda no Brasil é uma diversificação e segurança pra nós (não querer voltar é diferente de "não ter que" voltar por outros motivos).
A melhor opção que eu vejo no momento seria financiar aquilo que não podemos pagar, trazer aos poucos o que tiver ainda no Brasil, deixar o imóvel lá alugado e abater a dívida o máximo que der usando o salário daqui comprando tempo.
Alguém mais já teve uma experiência parecida ou vê outra opção?
Estou aberto a sugestão e comentários de todos. Obrigado!