Escutei o bode e o vídeo do Youtube do Bastter nessa semana sobre viver de renda e parar de trabalhar o que me fez lembrar de algumas coisas interessantes.
Sim, eu já tive esse sonho. Pensava que ia investir e daqui a 10 anos não ia precisar mais trabalhar. Até que um dia conversando e fazendo conta com minha esposa, ela fala: "Precisa de muito dinheiro pra isso acontecer e a gente ficar tranquilo." Concordo com ela e tiramos isso da cabeça. Aceitamos que precisamos trabalhar e
o máximo que podíamos fazer era economizar pra esses investimentos nos ajudarem no futuro se precisarmos. O tal do zero a direita.
Não ter uma ocupação é muito danoso e poucas pessoas lidam bem com isso. Meu pai morreu aos 94 anos de idade. O velhinho trabalhou até 80 anos. Sua aposentadoria não dava para bancar a família. Seu trabalho era burocrático claro, não necessitava de força física, mas pegava busão e metrô e tinha que andar um pouco. (No verão do Rio de Janeiro não é mole) Mas o trabalho o fazia manter contato com as pessoas e com o "mundo".
Observei que após parar de trabalhar algumas coisas pioraram na sua vida. Claro, a senescência cobra, mas sei lá, algo mudou. A sONcialização proporcionada por um trabalho é uma parada que as pessoas não pensam muito, mas perder contato com os colegas/amigos pode ser ruim. Apesar da necessidade de complementar a renda, o trabalho mantinha meu coroa esperto.
Outro dia sai pra correr cedo e quando voltei, por volta das 08 da manhã, ouvi uma senhora conversando com o porteiro: "Deixa eu ir lá que tenho que voltar pra casa pra continuar o que eu estava fazendo, nada." A senhora aparentava ter por volta de 60 anos. Pode ser uma frase boba, mas aquilo me fez lembrar do meu pai.
Lá pelos 90 anos, quando eu e meu irmão cuidávamos dele, quase todo dia tínhamos que dar uma volta com ele. Nem que fosse para ir no mercado. Quando não fazíamos, as vezes ele fugia, de verdade. Sua vontade de viver era muito grande.
Não estou dizendo que pra ser feliz é preciso trabalhar até morrer, mas ter alguma atividade, se possível em grupo, é importantíssimo para nossa cabeça.
Um amigo do trabalho aposentou tem uns dois anos. Como gosta de esportes, está nadando sério e pedalando praticamente todos os dias. É a sua forma de "não parar". Enquanto trababalhava, não tinha essa oportunidade de se dedicar mais aos esportes.
Estou aprendendo e ficando cada vez mais convencido que a renda é importante, mas manter a cabeça ativa, é fundamental.
Valeu galera!