Eu sempre quis ser um cara fora de série. Ser aquele acima da média. O ponto fora da curva.
Mas a verdade é que eu sempre fui apenas mediano em tudo.
Desde jogos de video-game, futebol, ping-pong etc... sempre perdi mais do que ganhei e nunca fui destaque em nada.
Na escola eu sabia o suficiente pra passar de ano. Sempre na média. Eventualmente eu ia bem em alguma matéria, mas nunca o melhor da sala...
Eu trabalho com vendas, mas não sou um excelente vendedor, por assim dizer. Obviamente faço o melhor que eu posso no meu trabalho, mas não sou um bom negociador. Eu concedo bons descontos aos clientes e sou mais do tipo que não perde negócio, do que aquele que maximiza o lucro. Confesso que profissionalmente de alguma forma isso tem algum resultado, pq eu assumi o cargo mais alto da empresa há 3 anos e temos evoluído bem.
De qualquer forma, na minha vida pessoal eu sou péssimo vendedor/negociador. Se quero vender um carro e a tabela diz que ele vale 30k, eu anuncio por 28k. Mas se aparece um vendedor querendo pagar 26k, sinceramente eu vendo, sem peso na consciência.
O que isso tem a ver com ações? (Ou investimentos em geral)
Eu ainda sou novato no mercado de ações... Comecei a investir em 2016, cheio de conceitos errados e sardinhagens.
Desde que cheguei à Bastter.com e comecei a entender o conceito de Buy&Hold, eu sinto que talvez eu tenha alguma chance com as ações, pelo fato de eu ter aceitado que sou apenas mediano.
Se vc lembrar daquele programa No Limite, desde sempre, o vencedor nunca era aquele favorito, que entrou pra ganhar. Sempre foi alguem quase azarão, que estava apenas tentando sobreviver ao próximo desafio.
A minha forma de sobreviver tem sido me abster do mercado. De forma exagerada, confesso. Eu andei perdendo alguns eventos de algumas ações por falta de acompanhamento, mas por outro lado, eu tb não sofri com as últimas oscilações da bolsa.
Aliás, como eu tento seguir o BS, a última vez que comprei ações foi em meados de 2019. Meu patrimônio está em construção e tem outros ativos na fila de aportes há bastante tempo.
De qualquer forma, eu consegui passar pelas quedas recentes sem me emocionar muito e sem vender nada. É claro que, como o Bastter fala, essas quedas recentes de covid, Joesley-Day, etc, nem são quedas de verdade, então eu tenho reais preocupações de como serão as coisas quando cair pra valer.
Ma por enquanto, eu acho que ter refletido honestamente sobre minha capacidade e minhas possibilidades, têm me ajudado a seguir o plano, independente do cenário do momento.