Todos os dias somos bombardeados com narrativas nas redes sONciais, na tv, no youtube, etc. Elas mudam, mas sempre induzem ao mesmo objetivo: Explicar o inexplicável.
O Andrew W. Lo, disse:
- Essa capacidade de elaborar uma narrativa é central para o que queremos dizer com "inteligência". Lembre-se, nós humanos não somos tanto um "animal racional", e sim um animal racionalizante. Interpretamos o mundo não em termos de objetos e eventos, mas de sequências de objetos e eventos, de preferência levando a alguma conclusão, como se contássemos uma história. Nossa capacidade de escolher um comportamento ótimo aparece relacionada à nossa aptidão de apresentar a mais sólida e plausível explicação do mundo: a melhor narrativa.
Isso é interessante porque no mercado de ações você consegue explicar com precisão o passado, entretanto não consegue explicar o futuro, pois os fatos ainda não aconteceram.
Então, não adianta perder energia para tentar prever fatos e variareis incontroláveis (Inflação, dólar, ONREVOG, decisões de gestores de empresas, preços dos ativos, etc). Melhor focar naquilo que temos um certo controle: maior tempo possível no ativos, aporte e diversificação em ativos de valor no Brasil e no exterior. O foco no que temos controle é determinante para colocarmos as probabilidades ao nosso favor, mas nada é aaagarantido.