Pessoal, dúvida rápida aqui.
A família aqui ia mudar de cidade devida a uma proposta de trabalho em outro estado e colocamos nosso imóvel a venda para comprar outro na cidade de destino. Apareceu um interessado que fez uma proposta, mas não assinamos nenhum contrato de compra e venda, nem nada, só tínhamos aceitado a oferta, até mesmo em razão da necessidade da mudança. No entanto, os planos mudaram e vamos ficar.
Ocorre que o corretor do comprador, mesmo sem um contrato assinado, enviou a documentação para Caixa, porque é uma imobiliária com aquele sistema parceiro, CaixaAqui. A Caixa já fez a vistoria e o comprador pagou por ela. Como mudamos os planos, não fomos à Caixa assinar o financiamento. E, como já disse, não assinamos nenhum contrato nem com o comprador nem com a imobiliária.
Talvez do ponto de vista moral, houvesse a obrigação de vendermos, mas do ponto de vista jurídico, há alguma coisa que obrigue a vender nessas condições? Eu estou propondo pagar ao comprador o que ele gastou com as vistorias (algo em torno de 750 reais), de modo que ele não fique no prejuízo, mas ele e o corretor estão insistindo para que a venda se concretize.