Atualmente estou participando de um concurso público que exige prova física (irá acontecer logo). Das 5 provas, consigo fazer 4 e falta pouco para a última.
Visando afinar os exercícios e garantir que eu consiga fazer a última prova, resolvi contratar um personal (indicado pelo ortopedista).
Fiz alguns treinos e foram todos bem. Expliquei minha situação e disse que não poderia machucar por causa do concurso. Ontem fui com ele em um parte da cidade.
Ele pediu para que eu fizesse um salto bem alto sobre um obstáculo. Eu percebi que era muito alto para mim e ensaiei de fazer várias vezes. Então fui para um mais baixo e fiz vários saltos. Ele insistiu para que eu voltasse para o mais alto.
Não deu outra. Fui tentar fazer e não consegui, caí de costas no chão e minha cabeça chicoteou no solo.
Nessa hora veio uma baita sensação de raiva. Na hora eu sabia que tinha me machucado feio. Fiquei bravo com o personal porque ele ficou insistindo em algo perigoso e comigo mesmo porque aceitei aquilo e não soube dizer NÃO (não explodi com ele, a raiva foi interna).
Hoje estou com um dedo da mão bem inchado e um baita dor no pescoço. Tive uma noite de sono péssima e mal conseguia me mexer. Chuto que devo ficar com limitações por uma semana, o que é péssimo, já que o concurso vai acontecer logo.
Pensando nessa situação lembrei de outros casos da vida. Todas as vezes que eu me machuquei feio foi porque tinha alguém insistindo. Não que eu nunca tivesse passado dos limites, já passei várias vezes, mas nunca me machuquei a esse ponto.
A questão que eu quero trazer aqui é: ninguém nos conhece como nós mesmos. Mesmo quando passamos do limite nos exercícios (intensidade, volume, periculosidade) nós sabemos onde fica o limite do limite.
Portanto, se conheça, conheça seu corpo e suas limitações. Não vá na onda de quem não vai sofrer as consequências se algo der errado, principalmente se esse errado custar muito caro. Aprenda a dizer NÃO.