Prezados, apesar de termos selos afirmando que somos “a maior reunião de idiotas”, sei que, na verdade, aqui estão pessoas com grande capacidade de ajudar tecnicamente nas situações mais inusitadas.
Meu tópico é sobre clonagem de CPF e uso de meus dados para criar conta e cartão de crédito. Mas o caso, talvez, seja meio diferente...
Em maio de 2021 recebi uma notificação do Serasa (assino aquele serviço de monitoramento) de que meu CPF havia sido consultado por uma operadora de cartão/financeira/banco. Literalmente na hora, descobri o telefone da financeira, informei que era fraude e, no dia seguinte, eles me mandaram um e-mail informando que estava tudo ok, tudo estava bloqueado e que eu podia “ficar tranquilo” (palavras deles). Mesmo assim, tentei fazer um BO virtual, o qual foi negado pelo sistema, que me informou que deveria ir a uma delegacia presencialmente. Não fiz, pois a pandemia estava numa escalada naquele momento e acreditei no “fique tranquilo”.
Semana passada descobri pelo Registrato do Banco Central (que vim a saber da existência por uma postagem que vi aqui) que havia uma chave pix vinculada ao meu CPF na referida conta. Na mesma hora entrei em contato com o tal banco e pedi o cancelamento da chave e exclusão da conta. Hoje fui informado que existe dinheiro na tal conta e o banco diz que não pode encerrar a mesma.
Como pode-se ver, ocorreu uma fraude com meus dados, mas puseram dinheiro no meu nome (ao invés de fazerem dívida, como geralmente acontece). Queria sugestões de como proceder.
Esse dinheiro deve ser fruto de algum desses sequestros/golpes envolvendo transferências via pix.
Tenho todas as conversas documentadas (e-mails e protocolos) e, inclusive, a tentativa de BO rejeitada. Caso me indiquem “procurar um advogado”, de que área deve ser? Criminal, direito do consumidor... Não tenho "advogado para situações cotidianas", então, preciso procurar um mais especificamente...
Não quero “meus direitos” e nem indenização. Só quero a conta encerrada e que esse dinheiro seja desvinculado de meu nome.
A Financeira pode se negar a resolver um problema resultado de uma falha de segurança deles?
Muito obrigado.