Sou estudante de engenharia mecânica e no começo do meu curso estava bem empolgado com a área industrial. Mas, a partir dos relatos de alguns familiares que trabalham no setor industrial, vi que parece ser um ambiente de trabalho bem desgastante... pressão em cima o tempo todo, resolver os problemas da fábrica em plena madrugada, etc. Enfim, parecia ser impossível conciliar a rotina de trabalho com uma boa qualidade de vida.
Eu me pergunto se a gente se acostuma com essa rotina ao longo do tempo, ou se realmente chega uma hora que não se torna mais suportável e larga-se o ramo industrial pelo acadêmico, fiscal, etc. Cresci em uma família com uma visão idealizada do funcionário público, que o trabalho só ocorre em horário comercial, não existe pressão de ser mandado embora da noite pro dia,etc. Aqui aprendi que não importa onde estejamos trabalhando, que só podemos dar o nosso melhor, mas fico com medo do trabalho tomar conta totalmente da minha vida.
Sei que vou me arrepender se eu não tentar arriscar e ver se é realmente isso que quero pra minha vida, mas gostaria de ouvir opinões sobre a rotina de trabalho, pois do que eu ouvi até agora, no primeiro sinal que a indústria vai tomar conta da minha vida eu já iria procurar outros ambientes de trabalho fora de indústrias, sendo que poderia ser somente algo passageiro ou o problema poderia ser somente a empresa, e não o setor em si.