Ser um investidor de longo prazo bem-sucedido é fácil em princípio, mas difícil na prática. É fácil em princípio porque a estratégia de comprar e manter uma carteira de ações diversificada, com a abstenção de qualquer capacidade de previsão, está ao alcance de todos os investidores, independentemente de
sua inteligência, julgamento ou posição financeira. Contudo, é difícil na prática porque todos nós somos vulneráveis a forças emocionais que podem nos fazer desviar do caminho.
Histórias sobre pessoas que adquiriram rapidamente grande riqueza no mercado nos incitam a participar de um jogo muito diferente daquele que pretendíamos. A memória seletiva também nos impele para a direção errada. Aqueles que acompanham o mercado de perto com frequência afirmam com veemência: “Eu sabia que as ações (ou o mercado) estavam subindo! Quem me dera se eu tivesse agido de acordo com minha avaliação. Teria ganhado uma fortuna!” Mas a compreensão tardia, a posteriori, engana nossa mente. Esquecemo-nos das dúvidas que tivemos quando tomamos a decisão de não comprar. A compreensão a posteriori pode distorcer nossas experiências passadas e afetar nosso
julgamento, estimulando-nos a utilizar palpites e a tentar ser mais espertos que os outros investidores, que, por sua vez, estão fazendo o mesmo jogo.
Trecho de Investindo em Ações no Longo Prazo